Bolsa Família realiza acompanhamento obrigatório

10/12/2018 15:06:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Bruno Campos - Arquivo Secom

Avaliação nutricional que garante manutenção do benefício, deve ser feita até dia 21

O prazo para os beneficiários do programa Bolsa Família, em Macaé, realizarem a pesagem obrigatória de manutenção do benefício termina no próximo dia 21. Cerca de 7 mil famílias, com mulheres até 44 anos e crianças até 7 anos, devem comparecer nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), nos bairros com cobertura, e Casa da Criança, no Centro.

Todos os integrantes do programa já receberam a notificação, do Ministério do Desenvolvimento Social, no extrato bancário. O beneficiário pode ter o valor bloqueado em caso de dois acompanhamentos não realizados. É necessário levar Caderneta da Saúde da Criança e Cartão Nacional de Saúde.

A coordenadora da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan) da Prefeitura de Macaé, Michelle Escobar, destaca que a avaliação nutricional acontece a cada semestre e são verificados peso, altura e cartão de vacinação nas crianças. Já nas mulheres em idade fértil também é avaliada a data da última menstruação. As grávidas recebem um adicional no período da gestação. A equipe de enfermagem e agentes comunitários de saúde das ESFs já foram capacitados pela Catan.

"No semestre passado, 70% dos beneficiários compareceram às unidades de saúde da rede municipal para o controle nutricional. O mínimo exigido pelo Ministério do Desenvolvimento Social é 30%. Nosso objetivo é aumentar o percentual de acompanhamento dos beneficiários do Bolsa Família. Em seguida, a proposta é traçar um perfil nutricional para trabalharmos as questões relacionadas à alimentação com esse público", frisa a coordenadora.

A Casa da Criança é localizada na Rua Francisco Portela, 91, Centro. O espaço é direcionado apenas para famílias sem cobertura da Estratégia Saúde da Família.