Câmara Temática do Plano Diretor começa a discutir a região serrana

04/10/2005 16:05:21 - Jornalista: Catarina Brust

Nesta terça-feira (04) o grupo de trabalho da Câmara Temática da região serrana e localidades rurais se reuniu no Solar dos Mellos para definir metodologia de trabalho. A professora e coordenadora da câmara, Conceição Franco, e o fiscal da secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Marcos Artemio Macedo, dirigiram a reunião. As dez Câmaras Temáticas que funcionarão até o mês de março de 2006, vão discutir e traçar diretrizes para o Plano Diretor de Macaé.

“Essa primeira reunião é para começarmos a discutir a metodologia de trabalho e agendarmos próximos encontros. Não vejo outra saída para a região serrana que não seja o turismo como fonte de irradiação para outros setores. Um desenvolvimento sustentável, organizado e envolvendo todos os agentes”, ressaltou Conceição, que reside em Glicério e foi palestrante da II Conferência Municipal da Cidade de Macaé, realizada em julho.

O fiscal da Semma apresentou as diretrizes gerais, etapas e metodologia de trabalho do Plano Diretor, e a importância das Câmaras Temáticas no processo de elaboração da nova Lei.

“As Câmaras Temáticas vão estudar todos os aspectos do município, vão gerar informações, indicar programas e projetos com vistas a formatar o Plano Diretor”, explicou Artemio.

Conceição também lembrou que a região serrana do município foi muito importante no passado, principalmente nos séculos XVI, XVII e XVIII, quando a estrutura econômica do distrito de Glicério sustentava o município com a agropecuária.

“Areia Branca, por exemplo, já foi um grande distrito produtor de café, até para exportação. A história da região serrana é riquíssima e podemos desenvolver esse turismo no contexto histórico/cultural”, disse a coordenadora, informando que um grupo de professores do Instituto de Estudos Turísticos visitará Glicério, no dia 22 de outubro, para gerar um relatório de informações para constar em um calendário turístico internacional. O grupo também vai agendar visita ao Sana.

Durante a reunião, alguns participantes discutiram demandas da região serrana como a volta da agricultura orgânica para o Sana, melhoria do acesso para os turistas na região e desenvolvimento dos esportes radicais e ecológicos em toda a serra macaense.

O grupo definiu para o próximo dia 18, às 11h, no Solar dos Mellos, a nova reunião da Câmara Temática.