Campanha conscientiza sobre prevenção à dengue

27/03/2015 10:09:00 - Jornalista: Juliene Silveira

Foto: Moisés Bruno

Ação será estendida até o mês de abril

Para alertar a população sobre os cuidados contra a dengue, a Divisão de Educação em Saúde realizou uma ação conjunta com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), nesta quinta-feira (26), na Praça Veríssimo de Mello. A proposta é conscientizar a população, por meio de uma abordagem interativa, sobre a importância e do dever de cada um para prevenção da doença. O projeto é contínuo e acontece todas as quintas-feiras na Feira de Agroindústria de Macaé. Os temas serão abordados de acordo com a demanda da secretaria de Saúde. Durante o mês de abril, o tema será “Dengue”.

De acordo com a coordenadora da Divisão de Educação em Saúde, Nilce Braga Brasil, a ideia é conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com o seu espaço, além de supervisionar a vizinhança e o município. “No projeto Saúde na Feira serão abordados vários assuntos relacionados à saúde, porém, a escolha do tema será de acordo com as necessidades da população”, destaca.

Segundo o supervisor de campo do CCZ, Marcelino Carvalho, estiveram envolvidos na ação seis agentes de endemias que entregaram folhetos explicativos sobre a dengue. “Nossa abordagem é interativa, além de explicar os cuidados de prevenção da doença, nós também ouvimos a população. Muitos aproveitam a oportunidade para solicitar a visita dos agentes de endemias para colocar telas de proteção em caixas d´água e reclamar sobre excesso de água acumulada nos terrenos baldios”, disse.

Foi o que informou a aposentada de 75 anos, Selma Pinheiro. “Acho importantíssima essa ação. Eu não tenho problemas na minha casa, mas fico atenta aos meus vizinhos. Cada um tem que fazer a sua parte. A prefeitura está de parabéns com a iniciativa”.

Outras informações do Centro de Controle de Zoonoses poderão ser obtidas pelo telefone: 0800-022-6461.