Campanha incentiva doação de livro didático

25/06/2019 10:05:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: João Barreto - Arquivo Secom

Município investe nas boas práticas da gestão escolar

A campanha "Pratique Cidadania. Doe um livro didático" foi lançada na semana passada no Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão (Centro), de acordo com o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). O objetivo é a doação sustentável dos livros didáticos referentes a anos anteriores para que sejam utilizados em pesquisas e estudos.

A doação dos livros acontece nas escolas e é destinada a outras unidades parceiras, alunos, professores, comunidade e associações de moradores. As entregas são feitas conforme agendamento prévio nas unidades de ensino.

Com a realização de ações como estas, o município ganhou o reconhecimento do Governo Federal por investir em campanhas e na formação continuada voltada para execução de ações que visam às boas práticas na gestão escolar. A rede municipal atende compromissos legais referentes à entrega, conservação e devolução.

Outra ação executada pela equipe de Coordenação do Livro Didático é o remanejamento dos livros didáticos. E a tecnologia é uma aliada do trabalho através do PDDE Interativo, ferramenta de apoio à gestão escolar desenvolvida pelo Ministério da Educação, em parceria com as Secretarias de Educação, que está disponível para todas as escolas públicas cadastradas realizarem as trocas dos livros didáticos durante todo o período letivo.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a rede municipal vai continuar promovendo cursos como de apoio à gestão do livro didático. "O objetivo é que eles atuem de maneira adequada nas escolas para que os estudantes e profissionais de ensino façam uso do livro didático de maneira correta", explica.

Segundo a responsável pelo Livro Didático, Rose Thomaz, o PDDE interativo está facilitando o processo de trabalho das escolas. "A ação possibilitou maior celeridade ao remanejamento, à solicitação da reserva técnica e à escolha dos livros didáticos pelas escolas", destaca.

Literatura

Os Correios estão entregando nas escolas as obras do Programa Nacional do Livro Didático destinadas aos alunos dos 4º e 5º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Os professores também receberão os mesmos exemplares dos livros destinados aos alunos para conduzir as atividades pedagógicas.

Os títulos são reutilizáveis e permanecerão em caráter provisório com os alunos durante o ano letivo, devendo ser devolvidos para a escola após o término do período escolar para posterior utilização por outro estudante/professor no ano letivo de 2020.