Campeonato de koferbol do Colégio Municipal do Sana vai acontecer neste sábado

27/03/2015 09:06:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Guga Malheiros

Koferbol é o único esporte de quadra que não tem modalidade diferenciada por gênero

O Colégio Municipal do Sana será movimentado neste sábado (28) pelo Campeonato de Koferbol do Colégio Municipal do Sana, às 8h30min. A programação é uma das iniciativas para a primeira edição dos Jogos Estudantis das Escolas Municipais (JEEM)-Serra, nas modalidades de koferbol e futsal. A programação será marcada por amistoso entre as equipes de Casimiro de Abreu e do Rio de Janeiro, que conta com alguns integrantes da seleção brasileira da modalidade.

Além disso, os participantes da equipe de koferbol do Sana participarão de um torneio interno com o envolvimento de todas as turmas. De acordo com a Subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Cláudia Regina Ribeiro Campos, o projeto koferbol continua despertando o interesse dos estudantes.

No país, apenas Macaé, Casimiro de Abreu, Rio de Janeiro e Americana, em São Paulo, contam com equipes do desporto. Segundo o professor do projeto, Jhuan Leal, a modalidade conta com uma bola especial e um cesto de 3,5 metros, em que os alunos tentam acertar.

Atualmente, o projeto koferbol envolve cerca de 70 alunos do 6º ao 9º ano das escolas municipais Oscar Cordeiro, onde as aulas acontecem às terças, das 14h às 18h; Pedro Adami com a modalidade às quartas, das 13h às 17h e Sana, às sextas, das 14h40 às 16h40. A modalidade tem possibilidade de ser ampliada para outras unidades municipais.

JEEM- As inscrições para a primeira edição dos Jogos Estudantis das Escolas Municipais (JEEM)-Serra, nas modalidades de koferbol e futsal, seguem até o dia 15 de abril. Os interessados podem ser cadastrar na quadra central da localidade do Frade ou pelo endereço eletrônico sesce2015@gmail.com. A intenção é receber estudantes das unidades municipais Pedro Adami e Sana. A programação na Serra vai acontecer no dia 29 de abril.

Criado na Holanda, o jogo misto é particularmente diferente dos outros desportos de quadra. Segundo a regra, a competição deve abranger dois times formados por oito pessoas cada um: quatro do sexo masculino e quatro do sexo feminino. Isso caracteriza o koferbol como o único esporte de quadra que não tem modalidade diferenciada por gênero.