Campeonato masculino da Nossa Liga de basquete começa dia 25

05/10/2005 15:18:18 - Jornalista: Assessoria de Imprensa NLB

Dezoito equipes representando sete estados e 17 municípios iniciam no dia 25 de outubro a disputa do primeiro campeonato nacional masculino da Nossa Liga de Basquetebol (NLB), entidade com o objetivo de profissionalizar e promover o basquete nacional, representada pelos ídolos do esporte Oscar Schmidt, Hortência Marcari e Magic Paula. O jogo de abertura será na arena Vô Lucato, em Limeira (SP), a partir de 20h, e terá a equipe do Winner Limeira contra o Rio de Janeiro Telemar. A Liga Macaense de Basquete também participa do campeonato.

Divididas em duas conferências (Sul e Norte), as equipes disputarão pela primeira vez na história do basquete brasileiro um campeonato com regulamento, formato de disputa e tabela democraticamente definidos pelos próprios clubes. As receitas provenientes de contratos de TV e patrocínios serão repartidas entre os clubes e investidas na produção e estrutura da própria competição. O campeonato da NLB terá transmissão ao vivo da ESPN Brasil e todas as informações da competição estarão disponíveis no site oficial da entidade (www.nossaliga.com.br), que entrará no ar no dia da abertura do campeonato.

Na divisão das conferências foram levados em conta as condições geográficas, financeiras e o poderio técnico das equipes. Na Conferência Sul estão Corinthians (RS), Ulbra-Mogi Basketball (RS), Maringá Basquete (PR), Keltek São José dos Pinhais (PR), Uniara Araraquara (SP), A Hebraica (SP), AD Guarujá (SP), SERC Santa Maria – São Caetano (SP) e Esportiva Sanjoanense (SP). Na Conferência Norte estão Paysandu SC (PA), CBT - Teresinense (PI), Saldanha da Gama (ES), Cetaf (ES), Rio de Janeiro/ Telemar (RJ), Liga Macaense (RJ), ALB/Winner Limeira (SP), Casa Branca (SP) e A.C.E. Rio Preto (SP). Estados que jamais tiveram chance de participar de um campeonato nacional de basquete, como Pará e Piauí, terão essa oportunidade pela primeira vez.

O campeonato promete bom nível técnico, pois além de contar com o atual campeão nacional, o Rio de Janeiro/Telemar, terá equipes bem classificadas no último nacional, como Uniara Araraquara e Keltek São José dos Pinhais, além de equipes tradicionais como Winner Limeira, Corinthians/RS, Ulbra, que neste ano se associou a Mogi das Cruzes, e Liga Macaense, uma das principais equipes de basquete do Rio de Janeiro.

O formato de disputa do campeonato mescla o sistema da NBA com um modelo já adotado no campeonato italiano. Na primeira fase, as equipes se enfrentam dentro das próprias conferências em turno e returno. Na segunda fase, as equipes classificadas formam quatro grupos e a disputa acontece dentro de cada grupo. Os oito melhores da segunda fase já estarão nos playoffs, enquanto uma repescagem dará a oportunidade de mais quatro equipes se classificar para a fase final. O objetivo é que cada equipe jogue pelo menos 20 vezes no campeonato, motivando os jogadores e oferecendo mais retorno aos patrocinadores, e que todos os clubes, mesmo os com menores condições técnicas, tenham motivação e metas durante toda a competição. Estarão em disputa cinco troféus: o de campeão de cada conferência, o de campeão da repescagem (torneio de verão), o da Copa NLB e o de campeão da Nossa Liga de Basquetebol 2005/2006.

Regulamento

O regulamento da Nossa Liga de Basquetebol também apresenta novidades. Nos últimos dois minutos das partidas, cada equipe poderá solicitar até dois tempos extras de 30 segundos cada. Assim como na NBA, esses pedidos também poderão ser feitos por atletas com a posse de bola.

Outra novidade é que as equipes poderão contratar jogadores dos times rivais, que estiverem no campeonato na NLB, desde que o atleta não tenha jogado mais de seis partidas pela equipe de origem. Cada equipe poderá contar com até três atletas estrangeiros.

A Nossa Liga de Basquetebol (NLB)

A Nossa Liga de Basquetebol (NLB), entidade representada pelos ídolos do esporte Oscar Schmidt, Hortência Marcari e Magic Paula, nasceu em março de 2005 com o intuito de profissionalizar e promover o basquete nacional. Com 39 clubes associados, que representam 35 cidades e 11 estados, a entidade tem como objetivo mudar o atual cenário do basquete brasileiro, marcado pela desorganização dos campeonatos, ausência de ídolos, desestímulo dos jogadores, pouco dinheiro para os clubes e desinteresse do público.