Canoagem no Rio Macaé abre Semana do Meio Ambiente

01/06/2013 15:44:00 - Jornalista: Antonio Felipe Gonçalves

Foto: Ana Chaffin

Participantes desceram o Rio Macaé em boias, canoas, caiaques, botes e canoas havaiana

Abrindo as atividades em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Macaé realizou nesse sábado (1º) a segunda edição do Rio Macaé Com(n)vida, um grande evento de canoagem que reuniu técnicos da secretaria de Ambiente, atletas amadores, profissionais e entusiastas do meio ambiente, estudantes, membros do 115º Grupo Escoteiro do Mar Macahé, além de equipes de apoio da Defesa Civil.

De acordo com o secretário de Ambiente, Guilherme Barreto, é importante que a população da cidade reconheça a importância do Rio Macaé para o desenvolvimento da cidade. “Estamos acostumados a ver o rio apenas como algo poluído. Porém, quando as pessoas se integram à realidade do ambiente, vendo a beleza do rio em toda a sua extensão, passamos a entender ainda mais a importância desse recurso hídrico para nossa cidade”, comentou.

Com um percurso de aproximadamente 40 quilômetros, desde a serra macaense até o encontro com o mar, os participantes desceram o Rio Macaé em boias, canoas, caiaques, botes e canoas havaiana, coletando imagens que serão apresentadas à população no dia 20 de junho, em evento na Rinha das Artes. Na ocasião também serão apresentados documentários e exposição de fotos sobre o Rio Macaé.

Para Marcelo Brazileiro, Comodoro do Iate Clube de Macaé, ações como essa ajudam a recuperar junto à população o conceito de preservação das águas. “O Rio Macaé nos fornece água potável, peixes, e mesmo assim, muitas vezes, a gente não tem consciência da importância dele para a cidade. Hoje o rio sofre com despejo de esgoto, descarte de lixo e até corpos já foram encontrados no local. Precisamos recuperar a nossa relação com o rio”, explicou.

Entre os participantes do evento estavam os escoteiros do mar, que aproveitaram a oportunidade para divulgar suas atividades, além de contribuírem com as ações ambientais. De acordo com o voluntário Lucas Franco, os escoteiros têm histórico de atuação na área preservação ambiental. “Nós estimulamos os jovens a, desde cedo, reconhecerem o meio ambiente como parte fundamental da vida e por isso realizamos diversas ações ambientais. Hoje iniciamos o Mutirão Nacional de Ação Ecológica, evento que acontece simultaneamente em todo o Brasil, e que tem esse ano como tema a preservação das águas”, explicou.

Diversas outras atividades acontecerão como parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente, procurando sensibilizar a sociedade macaense para participar de ações e reflexões sobre a conservação dos recursos ambientais da cidade. Essas atividades envolverão estudantes, professores, gestores municipais, organizações da sociedade civil, escoteiros, técnicos de órgãos da administração pública e demais atores envolvidos com a questão ambiental, realizando um mosaico de atividades. Domingo (2) acontece no Parque Municipal Fazenda Atalaia na região serrana caminhadas ecológicas. Já na segunda-feira (3) no Instituto Federal Fluminense acontece uma mesa redonda que debaterá as ações de preservação da Lagoa de Imboassica.

Também com o apoio da secretaria de Ambiente e do Iate Clube de Macaé, os escoteiros realizarão no próximo domingo (9) a limpeza da restinga do Pontal do Rio Macaé. “Essa ação tem o objetivo de cuidar de um dos principais cartões postais de nossa cidade, que também é uma área muito importante para a diversidade ambiental, já que é o encontro do rio com o mar. O evento se inicia às 10 da manhã em frente ao Iate Clube de Macaé, sendo aberto a toda a população”, destacou Lucas.

Mais informações sobre o calendário de atividades e a forma de participação nos eventos estão disponíveis no site da prefeitura www.macae.rj.gov.br ou através do telefone (22) 2762-4802, ramal 210.


Fotos Relacionadas