CAp realizará 11ª Feira de Ciências de 3 a 7 julho

01/07/2021 14:59:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Evento terá apresentações de alunos, palestrantes convidados e oficinas

O Colégio de Aplicação de Macaé (CAp) realizará a 11ª Feira de Ciências entre os dias 3 e 7 de julho, no canal do YouTube da instituição. A cerimônia de abertura será neste sábado (3), das 9h às 11h. O objetivo do evento é proporcionar ao aluno o desenvolvimento não só nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática, mas também habilidades em outras áreas do conhecimento. Além disso, as atividades buscam aperfeiçoar a escrita e aprender as técnicas pertinentes a um projeto de pesquisa e sua oralidade.

Toda a população está convidada para assistir à programação que contará com apresentações dos projetos elaborados pelos alunos do segundo ano nos dias 5, 6 e 7, das 8h30 às 11h30, além de palestrantes convidados e oficinas, a partir das 14h. A Feira de Ciências é responsabilidade dos setores de Matemática e Ciências da Natureza, com coordenação das professoras Simone Alagoa (Matemática) e Ana Célia Barbosa (Ciências da Natureza). “Todas as atividades implementadas tornam o aluno um indivíduo mais crítico, conectado com o mundo e próximo do universo científico”, frisa Ana Célia.

O primeiro dia da Feira de Ciências, às 10h, terá a palestra “Neurociências do Cotidiano: Mitos e Curiosidades”. Com orientação de Henrique Mendonça e Isabela Lobo, neurocientistas do campus UFRJ Macaé, a Liga Acadêmica de Neurociências da instituição apresentará curiosidades que estão presentes no dia a dia. A ideia é desvendar algumas curiosidades e mitos presentes na sociedade em relação ao cérebro.

A programação segue no dia 5 (segunda-feira), às 14h, com o tema “A Matemática Aplicada à Computação Gráfica”, com Liz Custódio, graduada em Matemática pela Universidade Federal Fluminense, mestrado e doutorado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Em seguida, na mesma data, às 15h, haverá apresentação sobre “Desinfodemia: Reflexões a partir da Covid-19”. O assunto será abordado por Juliana Dias, jornalista, mestra em Educação em Ciências e Saúde (Nutes/UFRJ) e doutora em História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia (HCTE/UFRJ).

Já no dia 6 (terça-feira), às 14h, os participantes poderão contar com a palestra “Xampu: Para que Serve o Sal?”. A apresentação será de Cassia Detoni, graduada em Farmácia pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia e doutora em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Além disso, atua como professora de Farmacotécnica na UFRJ - Campus Macaé.

O último dia da Feira de Ciências, 7 de julho, será marcado por oficinas a partir das 14h, com apresentações apenas dos alunos do CAp.