Capacitação sobre toxoplasmose é realizada no Paço Municipal

21/11/2019 14:01:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Ana Chaffin

A capacitação foi para profissionais que fazem atendimento no pré-natal

Profissionais de saúde que fazem atendimento no pré-natal participaram nesta quinta-feira (21), no Paço Municipal, de capacitação sobre Toxoplasmose Gestacional e Congênita e ainda sobre a importância da vacina DTPA, usada na imunização contra tétano, difteria e coqueluche, principalmente no período de gestação. Durante o encontro, os participantes obtiveram informações sobre o diagnóstico e tratamento da toxoplasmose.

A coordenadora do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Liciane Furtado, informou que a capacitação foi realizada no período da manhã e da tarde, para todos os profissionais que atuam no atendimento pré-natal. Para ela, o encontro foi muito produtivo e de troca de informações para todos os profissionais.

"A capacitação foi aberta para profissionais das redes pública e privada de saúde e contou com a parceria da Casa da Vacina; Programa Saúde da Mulher, e o laboratório GSK", informou.

A médica infectologista do Hospital Público de Macaé (HPM), Mayra Conde, falou sobre o tema: "Toxoplasmose em gestante, diagnóstico e tratamento".

Durante a sua apresentação, ela comentou que esse tipo de infecção é muito comum nas gestantes e que os felinos são os hospedeiros da doença. "A infecção ocorre mais facilmente no último trimestre de gestação. Quando a pessoa sabe que está infectada pela doença, é bom adiar a gravidez por pelo menos seis meses", alertou.

Ela acrescentou ainda que para diagnosticar a doença, basta fazer o exame de sangue pedindo a sorologia para toxoplasmose. Os casos diagnosticados devem ser encaminhados para o tratamento.

"Quando o tratamento é feito precocemente, reduz transmissão e o desenvolvimento de sequelas graves. No caso dos recém-nascidos, o diagnóstico deverá ser realizado no quinto dia de vida", enfatizou.

A capacitação contou ainda com as palestras com os temas: "Lesões graves e definitivas por toxoplasmose congênita, nenhuma criança merece: o que fazer?"; "Há mais coisas entre a Carne e Água na Transmissão da Toxoplasmose do que pode supor a nossa vã filosofia"; "Imunização de DTPA em Macaé" e "Imunização da gestante".

Participaram também como palestrantes a professora Lilian Bahia Oliveira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Campus Macaé, especialista em Toxoplasmose e atualmente presidente da Rede Brasileira de Pesquisas em Toxoplasmose, e o acadêmico do curso de Medicina, Adail Orritz, representando a professora de Pediatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Marta Dudus.

Toxoplasmose - A toxoplasmose é uma doença causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, o qual pode estar presente em fezes de gatos, especialmente de filhotes, na água, em carnes cruas ou mal cozidas. Essa doença também é conhecida como doença de gato, sendo muito comum no Brasil, no estado do Rio de Janeiro e em Campos dos Goytacazes. A pessoa pode estar contaminada e não saber, pois essa doença muitas vezes causa poucos sintomas. A toxoplamose pode causar cegueira, problemas neurológicos e abortos.


Fotos Relacionadas