Caravana Rio Criativo traz oficinas para empreendedores

04/10/2018 10:44:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Rui Porto Filho - Arquivo Secom

Tema do evento será "Turismo de Negócios: Transformando Macaé para além do petróleo”

Empreender é sempre uma boa maneira de se buscar novas oportunidades de negócios. Entre os dias 16 e 18 desse mês, a Caravana Rio Criativo estará em Macaé com oficinas gratuitas para empreendedores. Em Macaé o tema será “Turismo de Negócios: Transformando Macaé para além do petróleo” e vai ser realizado no Glória Garden Suítes. São 80 vagas por dia e as inscrições podem ser feitas no site do Rio Criativo (www.riocriativo.com).

Ao todo, serão seis oficinas, com temas como “Empreendendo em turismo”, apresentando cases de sucesso de turismo de negócios, “Place Branding: construindo a marca de uma cidade”, dando dicas sobre como usar a história dos lugares e sobre como criar uma rede de contato com empreendedores locais, e “Inovação em Modelo de Negócios”, com exemplos práticos sobre como inovar ao fazer negócios e se destacar no mercado. Além das oficinas, quem estiver inscrito terá a chance de participar do Balcão Empreendedor, que reúne mentores para tirar dúvidas e dar dicas sobre os negócios. O Rio Criativa é um programa da Secretaria de Estado de Cultura. Em Macaé, desta vez, o Sebrae estará à frente dessa ação.

"É uma grande iniciativa para pensarmos Macaé além do petróleo. Queremos o título de capital do petróleo, mas que também seja a capital do turismo, a capital da cultura e capital de eventos significativos em uma cidade que reúne tanto potencial", pontua o secretário municipal de Cultura, Thales Coutinho.

O Rio Criativo é um ambiente de inovação que oferece suporte para empreendedores e visa fortalecer redes e iniciativas na área da Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro.

"Macaé é parte significativa do Norte Fluminense que viveu o boom econômico com o aumento da produção de petróleo. Mas a cidade tem também excelente rede hoteleira e o segundo maior centro de convenções da região, além de contar com 12 mil micro e pequenos empreendedores. Acreditamos que o setor de turismo de negócios é estratégico e, por isso, este é o tema da caravana. Vamos falar ainda sobre como o turismo tem vocação para alavancar setores como os de entretenimento e lazer”, conta Letícia Magalhães, coordenadora de conteúdo do Rio Criativo.

Programação:

16 de outubro

Das 9h30 às 13h30

Empreendendo em Turismo (com cases de turismo de negócios) com Gabriela Palma

Das 15h às 19h

Branding: criando marcas fortes e consistentes com Ana Cotta

17 de outubro

Das 9h30h às 13h30

Place Branding: construindo a marca de uma cidade com Guilherme Velho

Das 15h às 19h

Eventos e Entretenimento: desenhando experiências e serviços com Guilherme Velho

18 de outubro

Das 9h30 às 13h30

Inovação em Modelo de Negócios com Julia Bessler

Das 15h às 19h

Comunicação 360º com André Dessandes

Serviço: Glória Gardens Suítes fica na Avenida Nossa Senhora da Glória, 1.455, Cavaleiros