Carnaval: integração marca comemoração na rede municipal

09/02/2018 14:59:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Guga Malheiros

Alunos e professores participaram de atividades integradoras, com foco para a festa popular do Carnaval

A folia agitou escolas da rede municipal durante toda a semana. Nesta sexta-feira (9), confetes, serpentinas e muita alegria tomaram conta das escolas da área central, bairros e região serrana. Com adereços, fantasias e acessórios coloridos, alunos e professores participaram de atividades integradoras, com foco para a festa popular do Carnaval. A programação, que contou com marchinhas, sambas enredo e até boi pintadinho, foi marcada pela interação de pais e familiares dos alunos. Em virtude do Carnaval, as aulas só retornam na segunda-feira (19).

Durante as festividades, alunos de todas as idades aproveitaram para mostrar talentos e apresentar os trabalhos que foram produzidos durante esta primeira semana de aula. O objetivo é aliar à folia ao processo ensino-aprendizagem.

Nesta sexta-feira, a folia agitou as escolas municipais Paulo Freire (Lagomar), Professora Hilda Ramos Machado (Centro) e Professor Antônio Alvarez Parada (Imbetiba). O "Carnaval do Parada" movimentou a orla da praia de Imbetiba, acompanhada pelos professores, funcionários da escola e familiares. A garotada do 1º ao 5º ano cantou, dançou e fez questão de exibir fantasias divertidas. A oportunidade foi marcada pela apresentação de integrantes da banda da secretaria de Educação, que conduziu o bloco da escola do calçadão da orla até o anfiteatro da Imbetiba.

Alunos e funcionários caem na folia

Alguns adereços produzidos nas salas de aula foram exibidos com orgulho pelos estudantes que, segundo a diretora, Adélia Mattos Pessanha, se envolveram no projeto específico sobre "Carnaval antigo". Recém chegada na unidade, Alícia Cunha, de 8 anos, era uma das mais animadas. A aluna do 3º ano fez questão de usar uma fantasia pra lá de colorida e dançar junto da mãe Bianca Tosta. "É o primeiro ano da Alícia na escola. Fiz questão de participar. A escola está de parabéns. Os profissionais são muito atenciosos e fomos muito bem recebidos", contou.

A folia na escola contribuiu para aproximar os pais. Mariene Jabour foi assistir a participação da filha Mariana Jabour. Vestida de bruxa, a aluna pulou e fez novas amizades. "Gosto muito de Carnaval. O da escola é muito divertido, tem muita gente. É bonito! Aprendi que não posso ficar longe dos meus pais e devo segurar a mão deles durante a festa", afirmou.

Animado, o aluno Pedro Pessanha dos Santos, 10 anos, não parava de cantar e pular: “O carnaval da escola nos ensina que temos que procurar paz e boa convivência. Gosto muito desta folia", observa o estudante do 5º ano. A merendeira da escola, Amanda Pinheiro, levou os dois filhos e três primos, que carregavam bois pintadinhos em miniatura. "A festa contagiou a todos. Meu filho Kauã, de oito anos, é um dos mais animados. A integração da escola nesta folia será inesquecível", disse.

A programação foi elogiada pelos moradores. Para o aposentado Heraldo Gomes, de 74 anos, a iniciativa da escola deve ser parabenizada. "O comportamento dos alunos foi maravilhoso. Além da animação, eles estavam destacando a importância da amizade, amor e paz. Isso é muito importante", pontuou.

Outras festividades aconteceram no decorrer desta semana nas unidades municipais Ana Benedicta da Silva Santos (Centro), Amil Tanos ( Morro de São Jorge) e Interagir ( Centro). Na oportunidade, os alunos cantaram e dançaram axé e sambas de sucesso.


Fotos Relacionadas