Carreta Educacional da Enel chega a Macaé na segunda

04/10/2019 11:05:00 - Jornalista: Mônica Torres

Foto: Maurício Porão - Arquivo Secom

O veículo ficará na Avenida Quissamã até o dia 11 de outubro, de 9h às 17h

A Prefeitura de Macaé e a empresa distribuidora de energia Enel iniciarão, nesta segunda-feira (7), o Projeto Enel Compartilha Consumo Consciente – Carreta Educacional. O evento, pela terceira vez na cidade, é trazido pela Coordenadoria de Iluminação Pública (Cip) e será instalado na Avenida Quissamã, s/n, no Lagomar. O veículo permanece até o dia 11 de outubro, com atendimento de 9h às 17h.

Serão realizadas oficinas e palestras sobre como economizar no uso da eletricidade, orçamento familiar, qualidade de vida e meio ambiente. Haverá ainda um concurso cultural, realizado pela companhia, em que os vencedores poderão trocar sua geladeira antiga por uma nova. A entrada é gratuita.

A carreta da Enel, com 13 metros de comprimento, sala de aula, além de um espaço interativo com maquetes e exposição em vídeo, receberá crianças e adultos para aprender sobre geração e distribuição de energia elétrica. A ideia é estimular o consumo consciente e a preservação do meio ambiente.

Cada participante maior de 18 anos e com conta de luz em mãos poderá trocar uma lâmpada por outra mais eficiente. A passagem da Carreta Educacional pela cidade incluirá ainda uma ação de plantio de mudas de árvores na região e a troca de até 70 geladeiras em um sorteio que será realizado em praça pública (data ainda a ser definida pela Enel).

O coordenador de Iluminação Pública, Marcelo Oliveira, informa que o evento é aberto a toda população e tem como objetivo principal atividades educativas. “As novas gerações têm que estar antenadas com o futuro sustentável e este evento vai ao encontro desta nova visão. O projeto oferece treinamentos e atividades lúdicas que ajudam a modificar a maneira como as pessoas percebem e lidam com a eletricidade. Os participantes também aprendem questões importantes sobre o uso seguro da energia para evitar acidentes domésticos ou com a rede elétrica”, esclarece.

Concurso cultural

Para estimular a formação de uma cultura de combate ao desperdício de energia, será promovido um concurso cultural. Os participantes terão que responder à pergunta “O que você faz para utilizar a energia de forma consciente?”. As melhores 20 respostas ganharão o direito de troca de geladeira usada por uma nova. Os critérios para participar do concurso cultural são: ser cliente da Enel Distribuição Rio e estar com a conta em dia, ser maior de 18 anos e estar cadastrado no Tarifa Social Baixa Renda. As trocas serão realizadas no local do evento.