Carteira de Trabalho volta a ser emitida na terça-feira

09/03/2005 17:44:06 - Jornalista:

A secretaria de Trabalho e Renda de Macaé, em parceria com o Ministério do Trabalho, realizará no dia 15 (terça-feira), no Teatro Municipal de Macaé, o mutirão do trabalho. Nesta sexta-feira, a subdelegada do Trabalho de Cabo Frio, Marli Tomassi virá a Macaé acertar os últimos detalhes com o secretário de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado.

Para atender à demanda, a subdelegada do Trabalho irá deslocar uma equipe com 20 profissionais. Entre os serviços disponíveis ao cidadão haverá emissão de carteira de trabalho (para brasileiros e estrangeiros) e pedido de seguro desemprego. A mediação nas consultas trabalhistas a mediação poderá ser feita na hora.

O mutirão também será uma oportunidade para as empresas fazerem a homologação da rescisão de contrato. “Haverá fiscais e auditores no local”, frisa a subdelegada. E jovens em busca do primeiro emprego também podem comparecer ao mutirão onde funcionários do Ministério do Trabalho prestarão esclarecimento sobre o programa.

Profissionais liberais devem procurar o mutirão para fazer seu cadastramento dentro do Programa Economia Solidária. Programa esse que irá fazer o cadastramento de pessoas que atuam na informalidade. “No futuro será desenvolvido um trabalho específico para esse público”, diz a subdelegada.

A agência do Ministério do Trabalho está fechada há dois meses, o que tem causado problemas para a população. Muitos têm se deslocado para
Campos dos Goytacazes ou para Rio das Ostras. Para o secretário de Trabalho e Renda, Claudio Bogado, o mutirão foi a forma encontrada para amenizar a ausência de uma agência do Ministério do Trabalho, até que seja disponibilizado pela prefeitura um imóvel”, diz Claudio.