Casa do Empreendedor retoma serviços essenciais

26/01/2021 13:30:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Arte

Atendimento segue por telefone e e-mail

A Casa do Empreendedor retomou os serviços essenciais. O atendimento está sendo realizado por meio do telefone (22) 2796-1697 e email: casaempreendedormacae@gmail.com. O órgão visa dar celeridade aos trâmites de Microempreendedor Individual (MEI). Macaé tem, atualmente, 17 mil MEIs registrados. A ideia é, principalmente, ter um canal de comunicação para pedidos de emissão de nota fiscal.

“Nossa maior preocupação nesse momento é com pessoas que formalizaram o MEI em casa durante a pandemia, mas devido ao fechamento do setor, não conseguiram obter a inscrição para emitir nota”, disse o assistente de administração e logística da Casa do Empreendedor, Alexandre Novais.

Os principais serviços oferecidos na Casa do Empreendedor são: emissão da guia do Documento de Arrecadação do Simples (DAS); formalização, atualização de dados, baixa, declaração anual de faturamento, parcelamento, emissão de certidão e comprovante.

Os bairros que se destacam em atividades do MEI são Parque Aeroporto, Centro, Lagomar, Barra de Macaé, Ajuda, Aroeira, Fronteira, Barreto e Cavaleiros. Já os setores são serviço e comércio. No ranking de atividades, as áreas mais encontradas são salão de beleza, seguida de vestuário, acessório, fornecimento de alimentos (cozinha industrial), pedreiro e lanchonete.

Microempreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um MEI, é necessário faturar no máximo até R$ 81.000,00 por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. O MEI também pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.