Casa do Estudante realiza sorteio e entrega de chaves

10/05/2019 11:05:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Ana Chaffin - Arquivo Secom

Foram sorteadas as 34 novas vagas dos beneficiados nesta segunda temporada do programa

Quando saiu de Itaguaí para cursar Administração, na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Macaé, além de deixar a família e chegar a uma cidade diferente da sua, o universitário Hudson dos Santos Faria, 25 anos, aluno do primeiro período, tinha mais uma preocupação: procurar moradia. Graças à Prefeitura de Macaé isto não é mais problema na vida dele. “Já começo o curso com moradia”, comemora Hudson, um dos inscritos contemplados no Programa de Moradia Estudantil Temporária oferecido, gratuitamente, pelo município. Ele participou, nesta quinta-feira (9), do sorteio e entrega das chaves do quarto em que vai morar, a partir de agora, na Casa do Estudante, no Bairro Imbetiba. Foram sorteadas as 34 novas vagas dos beneficiados nesta segunda temporada do programa.

Eles vão se juntar aos 41 universitários que já ocupam a casa desde outubro do ano passado. O sorteio foi feito em presença dos alunos que compareceram, juntamente com o secretário adjunto municipal de Ensino Superior, Márcio Magini; a superintendente Acadêmica, Débora Lacerda e equipe; o consultor técnico da Semaes, Carlos José Mattos de Andrade; o diretor da UFF, Daniel Arruda; e o coordenador da Casa do Estudante, Leonardo Cultura.

Foram contemplados 34 universitários com a moradia coletiva gratuita, sendo 14 da UFRJ); 10 da UFF; 8 do IFF; e 2 da FeMASS). O resultado e o edital podem ser acessados no Portal da Prefeitura.

Logo após o sorteio dos quartos, Magini lembrou aos estudantes que eles têm direitos e deveres na Casa que é mantida pela prefeitura. O espaço conta com porteiro 24 horas, serviço de limpeza na área comum e atendimento psicológico na própria moradia. Além disso, foi criado o projeto “Casa do Estudante Educa” através do qual os universitários da Casa, que quiserem, podem atuar como monitores de alunos da rede de ensino de Macaé, a partir do 8º ano do Ensino Fundamental até o Médio. O trabalho de monitoria é voluntário e gratuito e contribui para tirar as dúvidas e ajudar a resolver exercícios de Matemática, Física, Biologia, História, Geografia, Geografia Política, Química, Inglês, Português e Redação. Os alunos interessados em receber o serviço de monitoria devem entrar em contato com a Casa que está localizada no antigo Hotel Colonial.

“O programa da Casa do Estudante é uma iniciativa excelente e acho que todos os municípios onde há universidades deveriam fazer o mesmo. Macaé saiu na frente, pelo menos eu nunca tinha ouvido falar de um programa assim, e vai me ajudar bastante porque terei tempo para estudar tranquilamente sabendo que não preciso me preocupar em pagar aluguel nem procurar um lugar para morar. Sem contar que este espaço é bacana demais”, disse Thiago de Oliveira, 22 anos, estudante do primeiro período de Engenharia Elétrica no Instituto Federal Fluminense (IFF), também contemplado com uma vaga.

A Casa do Estudante é para meninos e meninas. Lynda Chrystein, 20 anos, do terceiro período de Sistemas de Informação da Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), contou que mora em Carapebus, mas, apesar de ser perto, é difícil ir e vir todos os dias correndo risco à noite no trânsito e pagando 13,60 de passagens por dia, o que, no fim do mês, dá uma média de 300,00.

"O que esperamos de vocês, aqui, é que cuidem deste espaço como a casa de vocês e que respeitem uns aos outros. Que concluam seus cursos dentro do prazo e permaneçam em Macaé como bons profissionais. O principal desafio é trabalhar a coletividade para manter o respeito e a ordem, sempre", observou Magini.

O resultado dos novos integrantes da Casa foi divulgado na última sexta (3) junto com a chamada para o sorteio dos quartos. Os estudantes concorreram por meio de seleção pública das vagas e as inscrições duraram o mês todo de abril. A submissão foi por meio de Carta de Interesse encaminhada pelas IES, públicas e presenciais, fixadas na cidade de Macaé.

Na próxima semana, de terça (13) à sexta (17), é o prazo para quem ainda não assinou o termo de compromisso e pegar o regulamento interno da moradia que é pública e coletiva.