CCZ divulga estratégia para visitas domiciliares em tempos de Covid-19

26/06/2020 14:28:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Arte

Morador com sintomas de Covid-19 será encaminhado ao Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus (CTC).

Em meio à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), ressurge no Brasil outra preocupação: a dengue. Pensando nisso, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), ligado à Secretaria de Saúde, inicia, a partir da próxima segunda-feira (29), o plano de ação para monitorar e extinguir os focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chicungunha, o Aedes aegypti. A ação acontece em diversos pontos do município e consiste em visitas em domicílio e em pontos estratégicos, como borracharia e ferro-velho, com orientação a respeito de controle do vetor, aplicação de larvicida e controle mecânico.

De acordo com o coordenador do CCZ, Flávio Paschoal, caso seja identificado um morador com sintomas de Covid-19 durante as visitas, ele será imediatamente encaminhado ao Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus (CTC).

“Quando o Agente de Combate a Endemias (ACE) identificar, nos domicílios visitados, a presença de moradores com qualquer sintoma respiratório, como tosse, coriza, dor de garganta, falta de ar, febre, entre outros, ele será imediatamente encaminhado ao CTC. Caso o responsável pelo imóvel, no momento da atividade, tenha idade superior a 60 anos, a visita será suspensa” explicou o coordenador Flávio.

O plano de ação também consiste em não realizar atividades na área interna do domicílio. A visita estará limitada apenas na área externa, como frente, lados e fundo do quintal ou terreno.

Com distância mínima de dois metros ou por interfone, os agentes vão orientar e estimular o autocuidado do morador sobre as ações de remoção mecânica dos criadouros do Aedes aegypti, além de outras medidas de prevenção e controle de doenças.

Controle de roedores e reconhecimento geográfico

Além dos trabalhos de combate ao Aedes, que acontecem em todo município, o CCZ também vai realizar, durante a semana, ações no controle de roedores. Na segunda-feira (29), os trabalhos acontecerão no bairro Cajueiros. Na terça (30), será a vez da Imbetiba. Já na quarta (1), Centro. A ação prosseguirá no bairro Lagomar na quinta (2). Já na sexta (3) será a vez do bairro Visconde.

O CCZ ainda atuará no reconhecimento geográfico do município, com produção e atualização dos mapas dos bairros. Os agentes irão observar a numeração dos quarteirões, identificação de ruas e logradouros, com o quantitativo dos imóveis por tipo. O reconhecimento geográfico é uma atividade que precede a programação das operações de campo, de pesquisa entomológica e de tratamento químico.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) informa que, em casos de chuvas, os itinerários poderão sofrer alterações.