CCZ orienta comerciantes informais sobre eliminação do Aedes

15/03/2019 13:35:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Ana Chaffin e Divulgação

Tema fez parte da programação do curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos

Cerca de 100 comerciantes informais receberam, nesta sexta-feira (15), orientações do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) sobre os cuidados na eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa fez parte da programação do curso "Boas Práticas de Manipulação de Alimentos", promovido pela Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária (Covisa), no auditório da Cidade Universitária. A ideia foi mostrar como os profissionais podem adotar medidas que evitam a proliferação do vetor.

A palestrante do CCZ, Rose Costa, da equipe Educação em Saúde, destacou que os cuidados devem ser o ano todo e bastam 10 minutos semanais para salvar vidas. "A prevenção é sempre o melhor remédio, por isso, quando cada um cuida do seu ambiente, os resultados são positivos", acrescentou. Durante o evento foi distribuído material informativo com 10 dicas para eliminar criadouros.

No encontro, os profissionais também conheceram regras de manipulação de alimentos que promovem a saúde da população. De acordo com a fiscal sanitária da Covisa, Meire Gervásio, os comerciantes informais precisam seguir um trabalho padronizado conforme legislação específica. "Os alimentos que eles manipulam precisam estar em condições adequadas para o consumo, portanto, conhecer as boas práticas é fundamental", frisou a palestrante.

O curso abordou assuntos como compras, alimentos congelados ou refrigerados, produtos de origem animal, validade, embalagens, transporte, contaminação, higienização das instalações e utensílios, temperatura, saúde dos manipuladores, equipamentos de proteção e higiene do manipulador.

Para a comerciante informal de salgados, Eliane Freitas da Silva, a capacitação irá contribuir com a saúde de quem consome seus produtos. "Tenho muito cuidado com a fabricação dos meus salgados porque estamos mexendo com alimentos. Este curso de boas práticas, assim como as dicas para eliminar os mosquitos da dengue, foram importantes para adotar medidas de segurança", disse.


Fotos Relacionadas