CCZ segue com ações de combate ao Aedes

07/07/2020 13:53:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Divulgação

O CCZ implantou plano de ação com medidas de proteção

Com a proposta de combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chicungunha, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), ligado à Secretaria de Saúde, segue com ações em diversos pontos do município. Os trabalhos consistem em visitas em domicílio e em pontos estratégicos, como borracharia e ferro-velho, com orientação a respeito de controle do vetor, aplicação de larvicida e controle mecânico. Para evitar a contaminação pelo coronavírus (Covid-19), o CCZ implantou um plano de ação com medidas de proteção.

Nesta segunda (6), os trabalhos foram iniciados no Parque Aeroporto, com ações de Controle do Aedes aegypti e, também, do Culex (pernilongo). Durante a semana, serão realizadas ações de eliminação e aplicação de inseticida de ação residual em Pontos Estratégicos nos bairros Cavaleiros e Nossa senhora da Glória. Os trabalhos acontecem de 8h às 16h.

O CCZ também vai realizar, durante a semana, ações no controle de roedores. Nesta segunda-feira (6), os trabalhos foram realizados no bairro Cajueiros. Nesta terça (7), foi a vez da Costa do Sol. Já na quarta (8), Lagomar. Na quinta (9), a ação segue para o bairro Nova Holanda. E na sexta (10), será a vez do Miramar. Em casos de chuvas, os itinerários poderão sofrer alterações.

O Centro de Controle de Zoonoses ainda atuará no reconhecimento geográfico do município, com produção e atualização dos mapas dos bairros. Os agentes irão observar a numeração dos quarteirões, identificação de ruas e logradouros, com o quantitativo dos imóveis por tipo. O reconhecimento geográfico é uma atividade que precede a programação das operações de campo, de pesquisa entomológica e de tratamento químico.

Covid-19

De acordo com o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Flávio Paschoal, o CCZ implantou plano de ação com medidas de proteção para evitar a contaminação pelo coronavírus (Covid-19).

O plano de ação consiste em não realizar atividades na área interna do domicílio. A visita estará limitada apenas na área externa, como frente, lados e fundo do quintal ou terreno.

Quando o Agente de Combate a Endemias (ACE) identificar, nos domicílios visitados, a presença de moradores com qualquer sintoma respiratório, como tosse, coriza, dor de garganta, falta de ar, febre, entre outros, ele será imediatamente encaminhado ao Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus (CTC). Caso o responsável pelo imóvel, no momento da atividade, tenha idade superior a 60 anos, a visita será suspensa.

Com distância mínima de dois metros ou por interfone, os agentes vão orientar e estimular o autocuidado do morador sobre as ações de remoção mecânica dos criadouros do Aedes aegypti, além de outras medidas de prevenção e controle de doenças.


Fotos Relacionadas