Ceam dialoga violência contra mulher com empresa offshore

13/11/2019 14:05:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: João Barreto

Lei obriga as empresas a oferecerem anualmente palestra sobre o tema violência doméstica

Trabalhadores da empresa Asso Marítima Navegação assistiram nesta terça-feira (12) em um hotel na Imbetiba, palestra da assistente social Sandra Caldeira, do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam). Ela dialogou com esse público temas como Lei Maria da Penha, violência contra a mulher, direitos das mulheres e outros assuntos. Tudo isso fez parte das orientações dessa companhia a seus funcionários, referentes a sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat).

Sandra também apresetou à plateia, constituída por 15 trabalhadores, detalhes os serviços oferecidos pelo Ceam como assistências jurídica, psicológica e social.

"Tem sido mais frequente nossas idas a empresas para conversar sobre essa temática. Fazemos o mesmo trabalho em escolas, onde pontualmente ocorreram problemas", assegura ela. "Já na lei Maria da Penha, que é um exemplo para nós mulheres, há promoção de reflexão, diálogo, igualdade e defesa do direito das mulheres", completou.

A coordenadora do Ceam, a advogada Jane Roriz, ressaltou que no dia 25 de outubro de 2019 entrou em vigor a lei nº 8.587 estadual, que obriga as empresas de grande porte do Estado do Rio de Janeiro, que possuam em seus quadros 60% ou mais de funcionários do sexo masculino, a oferecerem anualmente, palestra sobre o tema violência doméstica.

"A citada legislação se trata de mais um marco; nos auxiliando na divulgação da rede de proteção e atendimento à mulher em nosso município, e principalmente, na oportunidade de levarmos reflexões sobre a violência contra a mulher, na tentativa de mudança de comportamento, e na não naturalização em nosso meio social, sobre um assunto de tamanha importância em nossas relações; reforçando assim, a nossa rede de apoio", avaliou Jane.


Fotos Relacionadas