Cemitérios recebem controle de zoonoses

29/10/2019 10:31:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Ana Chaffin

Vasos de flores são vistoriados nos cemitérios da Imbetiba, São José do Barreto, Santana, Memorial, Córrego do Ouro, Óleo e Frade

Agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde de Macaé intensificam nesta semana ações em vários pontos da cidade. Um dos focos é o trabalho nos cemitérios por conta do feriado do Dia de Finados, neste sábado (2).

A equipes que atuam em pontos estratégicos irão fazer o trabalho preventivo, identificando e tratando os recipientes que possam armazenar água, principalmente vasos de flores que são colocados nos túmulos.

O coordenador do CCZ, Flávio Paschoal, pede a colaboração dos visitantes para que façam a substituição da água por areia nos vasos. "Estamos na Primavera, período de fortes temperaturas e chuvas frequentes, condições propícias para proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya", alertou.

Entre esta terça-feira (29) e sexta-feira (1º de novembro), os agentes irão vistoriar os cemitérios da Imbetiba, São José do Barreto, Santana, Memorial, Córrego do Ouro, Óleo e Frade. Eles percorrerão os pontos estratégicos dos bairros Virgem Santa, Barra de Macaé, Novo Cavaleiros, São Marcos e Nossa Senhora da Glória. O trabalho consiste em inspeção, orientação e aplicação de inseticida de ação residual nos depósitos, por meio de bombas aspersoras.

No mesmo período, a equipe de controle de roedores irá percorrer os cemitérios com o trabalho de desratização. Os agentes fazem a verificação das tocas dos roedores para a aplicação dos raticidas. O material é colocado de forma adequada, portanto não há riscos para o homem e para animais.