Centro de Atenção Psico-social realiza festa julina

22/07/2005 17:50:51 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Música, alegria, comidas típicas e muita animação esta será a temática do Arraiá do Centro de Atenção Psico-social (Caps). O evento acontecerá na sede do programa, na próxima terça-feira (26), a partir das 13h. O evento faz parte do calendário oficial do CAPS, segundo o gerente do Programa de Saúde mental, o terapeuta ocupacional Júlio César da Silveira. Conforme ele, está também é uma forma de integrar o grupo de usuários, fazer a reintegração com a sociedade, além do resgate cultural.

CAPS – O Centro de Apoio Psicosocial, da secretaria de Saúde de Macaé, é um dispositivo de atenção diária para as pessoas que apresentam algum tipo de transtorno mental (psiquiátrico) grave e persistente. A proposta é promover a inserção social destas pessoas, impedindo que vivam um circulo vicioso de isolamento e internação em hospitais psiquiátricos.

A unidade oferece atendimento de 8h às 18h, com oficinas terapêuticas, atendimento individual, grupo de familiares, oficinas de geração de renda, oficina de capoeira e teatro, oficina de humor, entre outros.

De acordo com Júlio César, o trabalho é realizado através de parcerias com vários órgãos e instituições como DST/Aids, Porto, Conselho do Portador de Deficiência, Conselho Tutelar, Núcleo de Saúde Mental, Cecco-Horto, entre outros.

A equipe do CAPS é composta por psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiro, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, oficineiros, auxiliares de serviços gerais, auxiliares administrativos, porteiros, copeira, além de voluntários.