Centro de Atendimento à Mulher sedia palestra do Outubro Rosa

23/10/2017 12:22:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Ana Chaffin

Palestra sobre câncer de mama alerta sobre necessidade do autoexame

O Programa Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde encerra, nesta segunda-feira (23), às 17 horas, as atividades de conscientização sobre câncer de mama no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam). Participam as assistidas e as profissionais que atuam no local.

De acordo com informações da coordenadora do Programa Saúde da Mulher, a médica ginecologista Alessandra Lofiego, a intenção foi passar informações sobre o câncer de mama, com atendimento individualizado para quem solicitou. Ela conta ainda que não foi realizado pedido de exame e nem coleta de material.

- A nossa intenção é sempre informar os meios de prevenção do câncer de mama e, principalmente, estimular o autoexame e a consulta em um ginecologista. Esse tipo de doença é uma das mais recorrentes dentre as mulheres - ressaltou.

A médica informou, ainda, que a doença é mais frequente em mulheres sedentárias, que fazem uso de bebida alcoólica e que estão acima do peso. "Mas isso não significa que essas mulheres terão câncer. São apenas algumas características", enfatizou.

Uma das formas para diagnosticar a doença é fazer a mamografia. Segundo Dra. Alessandra, o exame é indicado para mulheres de 50 a 69 anos, seguindo a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS). No entanto, se a pessoa tiver algum caso da doença na família, deve solicitar ao médico a atenção preventiva. "No município de Macaé são realizadas, em média, 2,5 mil mamografias por ano", acrescentou.

Para a coordenadora do Ceam, Jane Roriz, a ação é muito importante para levar informações às mulheres assistidas no local.

- Fico muito feliz com a parceria Ceam e Programa Saúde da Mulher por possibilitar acesso as informações sobre câncer de mama. A prevenção pode ser feita com um simples toque, em casa mesmo - disse a coordenadora Jane.

Corrida Outubro Rosa

No dia 5 de novembro, a partir das 7h, a Corrida Outubro Rosa e o Novembro Azul movimentarão a orla da Praia dos Cavaleiros. As inscrições poderão ser realizada pelo site "Ticket Agora", no valor de R$ 90. Idosos têm 50% de desconto. O evento é de iniciativa privada com apoio da Prefeitura de Macaé.

De acordo com uma das organizadoras do evento, Andréia Freitas, além da corrida, que será de 5km, com duração de, em média, 50 minutos, o encontro também vai contar com uma caminhada, de 3km. A proposta é fazer com que todos, que tenham interesse, possam participar. De acordo com a determinação da Confederação Brasileira de Atletismo, a idade mínima para atletas se inscreverem e participarem de corridas de rua é de 16 anos.

A organizadora acrescenta, ainda, que as inscrições serão encerradas cinco dias antes do domingo marcado para a realização da corrida, ou em data anterior a esta, caso seja atingido o limite técnico definido. A entrega dos kits, que inclui número de peito, alfinetes, camiseta, sacola de treino, toalha, chip, garrafinha e brindes de patrocinadores, acontece no dia 4 de novembro, de 8h às 17h, em local ainda ser definido. Não será permitido a entrega de kits no dia da prova.