Centro de Cultura recebe performance cênica nesta terça

09/12/2019 11:26:00 - Jornalista: Gerson Dudus

Foto: Divulgação

Espetáculo é resultado do trabalho de Paulo Azevedo que é professor na Emart

A Escola Municipal de Artes Maria Guedes (Emart) apresenta o grupo de pesquisa e criação em linguagem cênica DEFORMAÇÃO, com a "Ocupação 5 ou 6 atos para depois das 4". O espetáculo é resultado de um trabalho com o poeta, doutor em Ciências Sociais, antropólogo, pesquisador e criador em Cultura Urbana e professor na Emart, Paulo Azevedo, que acaba de realizar a oficina de artes cênicas DEFORMAÇÃO, neste semestre. A apresentação será nesta terça-feira (10), a partir das 16h, nas dependências do Centro Macaé de Cultura. O evento é gratuito e aberto ao público.

Durante os últimos dois anos, Paulo tem trabalho oficinas específicas para cada um dos quatro conceitos: desconstrução, desequilíbrio, desobediência e deformação. Elas formam o quadro teórico-prático para essa pesquisa em linguagem cênica contemporânea. Por isso mesmo, o espetáculo é uma mistura de linguagens, passando pela dança, pela expressão corporal, pela poesia e o teatro.

O trabalho que começou para desenvolver um espetáculo apenas, acabou gerando um Núcleo de Criação e Pesquisa em Artes Cênicas. Paulo Azevedo diz que percebeu que os participantes queriam mais, demonstrando o desejo de continuar o trabalho de pesquisa. Assim, ele propôs o Núcleo e a turma prontamente aceitou.

No espetáculo que vai ser apresentado, onde o público é também convidado a participar, caminhando com os atores pelos vários andares do Centro Cultural para acompanhar as cenas que se desenrolam, os quatro conceitos que fundamentam a pesquisa aparecem: “Passa-se pelas quatro. A desobediência é sempre a coluna vertebral. O desequilíbrio, os membros, o coração, o pulmão, a desconstrução, a pele, a deformação e a poética. Esta série de performances é uma experimentação de estímulos coletivos em que fui achando as potências individuais dos participantes”, explicou Paulo.

Ocupação 5 ou 6 atos para depois das 4

Ato 1: INTRODUÇÃO AO MEIO-FIO

Ato 2: SOLENIDADE DO CAOS

Ato 3: MICRO CÉLULA DO FUNK

Ato 4: TUDO QUE EU AINDA NÃO LHE CONTEI SOBRE MEU PEITO

Ato 5: PENÚLTIMA ORGIA PARA DESEQUILIBRADOS

Ato 6: ODE À PINA

Direção:

Paulo Emílio Azevedo

Elenco:

Adriano Uzah

Calebe Belisario

Cláudia Byspo

Júnior Moreno

Marllon Nascimento

Naiara O'dwyer

Nicole Vieira

Reinaldo Fróes

Renata Quaresma

O Centro Macaé de Cultura fica na Avenida Rui Barbosa, 780, Centro.


Fotos Relacionadas