Centro de Referência ao Diabético conta com mais um endocrinologista

15/09/2005 14:03:31 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Os usuários do Centro de Referência ao Diabético da secretaria de Saúde de Macaé, passam a contar com mais um médico endocrinologista que atenderá exclusivamente as crianças e adolescentes com a doença. O trabalho será desenvolvido em parceria com os familiares e as escolas públicas e particulares.

A endocrinologista Marcele Grion, revela que estudos em vários países, entre os quais Estados Unidos e Brasil, mostram que o diabetes do tipo 2, que geralmente acomete adultos acima dos 40 anos, vem atingindo um número cada vez maior de crianças e jovens. “O mau hábito alimentar e o sedentarismo são causadores dessa chegada precoce da enfermidade”, disse.

Ela acrescenta que diferente do tipo 1 - em que fatores genéticos e do meio ambiente entram mais ao acaso - o diabetes tipo 2 é marcado por uma predisposição genética. “Se a pessoa tem um parente de primeiro grau com diabetes, ela tem 30% de chances de ter a doença, mas se manter uma alimentação saudável, retirando principalmente o açúcar e praticar alguma atividade física este risco pode ser reduzido em 56%”.

A endocrinologista ressalta que é preciso fazer um trabalho junto à família e a escola, pois é difícil a criança e o adolescente aceitarem a doença. “A compreensão, o apoio e a participação dos pais e professores é fundamental para o controle da doença”, explica.

Atualização – A coordenadora do Centro de Referência ao Diabético, Beth Gavazzi, lembra que será realizado nos dias 19, 21 e 22 de setembro o Curso de Atualização do uso de aparelhos de teste para glicemia capilar.

Segundo Beth, o objetivo do curso é atualizar os profissionais da área de saúde, usuários e familiares para ações integradas quanto ao manuseio dos aparelhos de glicemia capilar. No dia 21, o público alvo é de técnicos e auxiliares de enfermagem das unidades e programas. Já no dia 22, será a vez dos profissionais das secretarias de Educação, Esporte e Lazer, Fundação de Ação Social e escolas particulares.