Centro de Referência ao Diabético promove oficina de memorização

28/04/2005 15:24:31 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Termina nesta sexta-feira (30), no Centro de Referência do Diabético de Macaé, a Semana Atitude Saúde, que vem promovendo eventos para desnvolver melhor qualidade de vida. Na manhã desta quinta-feira (28), a fisioterapeuta Michele de Araújo Lima e a assistente social Débora Muniz Atico Leite, do Centro de Referência ao Diabético, promoveram uma oficina de memorização para 20 idosos, que reclamam de esquecimento.

O trabalho consiste em buscar a socialização e a associação de palavras com elementos do dia-a-dia do grupo. “A leitura colabora para eles terem uma memória melhor. Juntamente com isso está a respiração e a caminhada que oxigenam o cérebro”, enfatiza a fisioterapeuta. Já a assistente social disse que a oficina de memorização busca ser um grupo de reflexão, com textos e músicas, cujos temas estão voltados para o cotidiano dos idosos.

Elas também promovem dinâmicas de memorização, com jogos e atividades que busquem incentivar a auto-estima do grupo, proporcionando-lhes uma vida mais saudável e feliz, apesar do sofrimento deles com doenças, como o diabetes, por exemplo.

Dentistas - Dentistas do Programa Saúde da Família e da Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde também participam da Semana Atitude Saúde. Eles estão dando palestras sobre prevenção e saúde bucal ao diabético. Desde segunda-feira (22) cerca de cem pessoas assistiram estas palestras, exibidas em data show e proferidas pelos profissionais Raquel Maciel, Milena Bichara, Graziele Pereira, Emiliano Augusto, Maria da Graça Tostes e Alexandre Seady.