CEPSACZ e NUPEM em parceria para melhorias no trabalho dos agentes

26/01/2021 11:19:00 - Jornalista: Assessoria NUPEM / Equipe Secom

Foto: Assessoria NUPEM

Importância da parceria técnico-científica estabelecida entre as instituições é endossada

Visando à atualização dos procedimentos utilizados no trabalho exercido pelos agentes de endemias do município, a Coordenadoria Especial de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses de Macaé (CEPSACZ) participou, no último dia 19, de um encontro com o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM/UFRJ.

Durante a reunião, realizada no Instituto, a nova gestora da Coordenadoria, Pâmela Mussi Valdez, e o agente Marcelino Carvalho reiteraram a importância da parceria técnico-científica estabelecida entre as instituições, que integra gestores e agentes da CEPSACZ, docentes e discentes, em encontros científicos e ações da Prefeitura de Macaé.

No encontro, foram tratados temas como a necessidade de maior valorização da carreira dos agentes de controle de endemia, atores centrais na saúde pública do município. Funcionários da CEPSACZ são discentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais UFRJ e suas pesquisas estão relacionadas a zoonoses que afetam diretamente a saúde pública da população de Macaé.

Outro assunto abordado foi o desenvolvimento de programas para aplicação em campo das teses e pesquisas desenvolvidas pelos profissionais, visando melhoria contínua e atualização dos procedimentos utilizados no trabalho diário de prevenção exercido pelos agentes. Além da visita às instalações do NUPEM/UFRJ, foram firmados novos projetos de colaboração técnico-científica e mantida a continuidade de ações de pesquisa e atuação no município.