Cetep: abertas as inscrições para 24 cursos online gratuitos

14/05/2020 12:23:00 - Jornalista: Ellis Regina Nuffer

Foto: Arte

Começaram, às 9h desta quinta-feira (14), as inscrições para os 24 cursos gratuitos online para capacitação, aperfeiçoamento profissional e desenvolvimento social, oferecidos pelo Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), da Prefeitura de Macaé. Para se inscrever basta clicar na logomarca Cetep que aparece na capa do Portal da prefeitura e, automaticamente, o candidato é direcionado para o site do NTM onde escolhe o curso que quer realizar, preenche o formulário de inscrição e finaliza. São dois dias para a inscrição e o prazo vai até amanhã (sexta-feira, dia 15).

Vinculado à Secretaria Municipal de Educação, por meio da Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional e Ensino Médio, o órgão está oferecendo 4.440 vagas na modalidade a distância, em parceria com o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM). Assim que é direcionado para a página do NTM, o candidato encontra a relação dos cursos oferecidos e cada um pode se inscrever em até, no máximo, dois cursos; o material de estudo será disponibilizado, gratuitamente, na plataforma digital.

No ato da inscrição, o participante será matriculado e o protocolo de confirmação da matrícula no curso escolhido será encaminhado, automaticamente, para o e-mail cadastrado logo após a conclusão da inscrição. O resultado dos inscritos matriculados será divulgado já na segunda-feira (18), também a partir das 9h, no Portal da Prefeitura de Macaé, onde o edital está publicado.

A secretária de Qualificação Profissional e responsável pelo Cetep, Leandra Lopes, falou sobre a importância de a prefeitura oferecer este projeto aos cidadãos.

"O objetivo é que as pessoas, neste momento que vivemos, ocupem o seu tempo em casa para adquirir conhecimento. Os cursos online do Cetep oferecem oportunidade para que aprendam uma qualificação sem sair de casa", destacou a secretária.

Os cursos serão na modalidade Ensino a Distância (EaD), assegurado pela LDB 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, no artigo 80, e pela Nota Técnica n° 54/2018/CGNOR/DSST/SIT, do Ministério do Trabalho, que aprova os cursos online. O Certificado de conclusão do curso será disponibilizado em formato digital e enviado para o aluno por meio do seu endereço de e-mail.

Os requisitos para se inscrever são ter idade e escolaridade mínimas para cada curso conforme estabelecidos no edital.

Relação dos cursos disponíveis

Os cursos oferecidos são: Formação de Preço de Venda; Noções Básicas de Almoxarifado; Introdução à Gestão de Compras; Gestão em Salão de Beleza; Secretária de Consultório Médico; Legislação Ambiental; NR 25 – Gerenciamento de Resíduos; A História da Moda; Introdução à Produção de Moda; Marketing e as Redes Sociais como Ferramentas; Plano de Marketing; Excel; Word; Ensino da Matemática na Educação Infantil e Séries Iniciais; Introdução à Matemática Básica; Introdução à Psicopedagogia; Introdução às Políticas Sociais; Noções Básicas para Auxiliar de Creche; Boas Práticas na Manipulação de Alimentos; Aproveitamento Integral dos Alimentos; Alimentação Saudável; Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa); NR 9 – Programa de Prevenção de Riscos; e Análise de Risco.