Cetep e São João Batista promovem dia da beleza aos pacientes

13/11/2019 14:47:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Ana Chaffin e Rui Porto Filho

Projetos estão levando autoestima e alegria aos pacientes internados

O programa Beleza Itinerante do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), da Prefeitura de Macaé, e o projeto Bem me Quero, do Hospital São João Batista, no Centro, estão levando autoestima e alegria aos pacientes internados que ganham corte de cabelo e barba, design de sobrancelhas e serviços de manicure. A parceria começou este mês e, nesta quarta-feira (13), foi realizado o segundo dia da iniciativa na unidade.

Joseli Cripriano, internada há 12 dias, disse que passará por uma cirurgia amanhã, quinta (14), e entrará no Centro Cirúrgico com os cabelos e unhas cortados. “Foi um presente porque gosto muito de me cuidar, mas aqui no hospital não tinha como”, observou, enquanto a manicure cuidava das suas unhas. A colega de enfermaria, Juliana Ribeiro, moradora na Comunidade Malvinas, contou que chegou ao hospital na última segunda-feira (11).

“Mereço um dia da beleza. É um projeto muito interessante este da prefeitura porque nos ajuda a ficar bonita mesmo no hospital. Foi uma bela surpresa”, disse, sorrindo. Ela ganhou corte nas pontas do cabelo e uma trança embutida.

São 50 alunos dos cursos de Beleza do Cetep envolvidos no programa que atendem também os acamados, aqueles doentes que não conseguem sair do leito. Antes há todo o procedimento técnico necessário, como lavar bem as mãos e colocar o jaleco descartável. Eles atendem os pacientes acompanhados da professora Andréia Brito. “Na sala de aula sempre falamos para eles que a proposta do curso é que tenham uma renda extra e, principalmente, que possam doar o seu talento a quem precisa enquanto aprendem”, destacou a professora.

Assistente social do hospital, Geórgia Amaral, que também acompanha o trabalho da equipe na unidade, disse que a ideia da parceria partiu do projeto Bem me Quero, do São João Batista, fruto do trabalho da Comissão de Cuidados Paliativos. “Procuramos o Cetep que aceitou de imediato atender nossos pacientes e tem sido muito importante esta parceria no apoio ao tratamento deles porque a autoestima é essencial para que se sintam bem o tempo em que estiverem aqui”, destacou. Segundo ela, o São João Batista é hospital de longa permanência de pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Conheça o Beleza Itinerante

O Beleza Itinerante acontece em parceria também com o Programa de Atenção Integral à Saúde (Paisi), Casa do idoso, Pousada da Cidadania e outros órgãos do município. Os eventos são agendados de modo a atender o maior número de pessoas a cada dia. A secretária de Qualificação Profissional, responsável pelo Cetep, Leandra Lopes, disse que o programa deverá ser estendido também aos pacientes do Hospital Público Municipal (HPM), no bairro Virgem Santa.

Os serviços são gratuitos e a equipe de alunos coloca em prática o que aprende em sala de aula, já que os atendimentos contam como estágio.


Fotos Relacionadas