Cetep forma 650 novos alunos de 24 cursos gratuitos

08/06/2018 10:17:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Divulgação

A cerimônia aconteceu no auditório Claudio Ulpiano, na Cidade Universitária

O Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) realizou a primeira formatura deste ano, nesta quarta-feira (6), quando 650 alunos receberam o certificado de conclusão de 24 cursos oferecidos, gratuitamente, pela prefeitura, neste primeiro semestre. Durante a solenidade foi anunciado que o Cetep vai inaugurar, em julho, uma padaria para oferecer também cursos de padeiro, doceiro e outros na área de panificação. A cerimônia aconteceu no auditório Claudio Ulpiano, na Cidade Universitária, a partir das 19h.

A formatura reuniu 34 turmas dos cursos que capacitam os alunos para o mercado de trabalho nas seguintes áreas: produção cultural e design; ambiente e saúde (beleza); gestão de negócios; controle e processos industriais; hospitalidade e lazer; e informação e comunicação.

Os formandos foram dos seguintes cursos: artes em tecido e linha feito a mão; assistente de logística, AutoCAD 2D para iniciantes, auxiliar de financeiro, auxiliar de laboratório de análises clínicas; auxiliar de saúde bucal; barbeiro; cabeleireiro avançado; cabeleireiro básico; costura para iniciantes; cuidador de idoso; design de sobrancelhas; esculturas em biscuit; informática básica; interpretação da Norma ISSO 17025 – Requisitos para Competências de Laboratórios de Ensaio de Calibração; manicure e pedicure; medição dimensional; noções básicas de Recursos Humanos; noções básicas para Serviços Administrativos; noções básicas para Serviços de Recepção; pintura artística; preparatório para atendimento em agência bancária (CPA 10); técnicas básicas de desenho livre; e técnicas básicas de massagem relaxante e energética.

Apenas os alunos dos cursos de auxiliar de laboratório de análises clínicas e auxiliar de saúde bucal não receberam o certificado. Eles receberam a declaração que concluíram o módulo teórico e receberão o certificado após cumprirem a carga horária do estágio obrigatório. Os certificados foram entregues por área e ordem de chegada ao evento.

- Este ano fiz o curso de esculturas em biscuit e, no ano passado, o de manicure. Já atendo clientes em casa e agora quero ganhar mais com o que aprendi no curso deste ano também. Aprendi muito bem porque os professores são ótimos -, disse Silmara Euzébio da Silva, casada e com um filho de três anos que estava com ela na formatura.

Mércia de Souza, que fez o curso de sobrancelhas; e Edlaine Santos, Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) discursaram representando todos os formandos dos diversos cursos. Nas suas falas disseram que aprenderam muito e agradeceram a oportunidade que o município oferece. Edlaine foi além: “O Cetep é uma janela para transformar o mundo e nos ajuda a atravessar qualquer mar. O curso é rápido, mas a experiência é para a vida inteira”.

Raimundo Neto representou os instrutores e disse que o trabalho da equipe vai desde receber os alunos, preparar as apostilas até o cuidado em saber como o curso está melhorando a vida deles. “Somos uma equipe que ensina e aprende. É fascinante poder viver este momento que o Cetep nos proporciona”, avaliou.

A mesa foi composta pela secretária de Qualificação, Leandra Lopes; a secretária adjunta de Educação Básica, Gelda Rodrigues; a coordenadora do Centro do Idoso e presidente do Conselho Municipal do Idoso, Mariléa Ramos; e o ex-secretário municipal de Educação, que criou o projeto Cetep, Guto Garcia, representando o Legislativo na formatura.

- Como idealizador do Cetep sinto-me orgulhoso de fazer parte desta história desde o início e, poder estar aqui vendo tantos jovens se formando numa profissão, é motivo de muita alegria. Vocês estão de parabéns, equipe e alunos. O Cetep ainda tem um futuro enorme pela frente porque o município investe na educação. Macaé é a cidade do saber e do conhecimento onde vocês têm ensino de qualidade da educação básica ao ensino superior e também cursos profissionalizantes como estes. Tudo gratuito -, concluiu Guto.

Saiba mais – O Cetep existe há 10 anos e já formou, nesse período, 30 mil alunos. Para o oferecimento dos cursos que dependem de estágios e aulas práticas, o Cetep tem parceria com a Casa do Idoso (Asilo de Macaé); Centro de Convivência do Idoso e Pousada da Cidadania, ambos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade; Programação de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Paisi) e no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), da Secretaria de Saúde; Serviço Nacional de Apoio ao Comércio (Senac); e também com a iniciativa privada.

A carga horária de cada curso varia de 24 a 300 horas de aulas sempre com o foco no desenvolvimento de habilidades profissionais de aplicação direta no trabalho. O Cetep formou outros 480 alunos, no dia 25 de abril, concluintes dos cursos do segundo semestre do ano passado.

Os cursos são ministrados no Cetep, no Centro; na sede do Macaé Facilita, no distrito de Córrego do Ouro; no Copa da Secretaria de Educação e na Cidade Universitária. Os que exigem aula prática também são ministrados nas sedes das instituições parceiras proporcionando que os alunos treinem em ambientes e equipamentos reais.

O Cetep é vinculado à Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional e Ensino Médio, da Secretaria Municipal de Educação, e conhecido por oferecer cursos que suprem a carência das demandas e as potencialidades do mercado de trabalho. Só podem se inscrever para os cursos quem tem mais de 16 anos de idade.

Funciona à Rua Alfredo Backer, 363, Centro. O telefone para atendimento ao público é: (22) 2770.0828, a partir das 8h, de segunda a sexta-feira.


Fotos Relacionadas