Cetep: inscrições terminam hoje e ainda há vagas

14/07/2020 12:43:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

A relação completa dos cursos ofertados pode ser conferida no edital

Continuam abertas até esta terça-feira (14) as inscrições para 37 cursos gratuitos com 4.560 vagas na modalidade Ensino a Distância (EaD) oferecidos pelo Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), da Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional, vinculada à Secretaria Municipal de Educação. Quem não correr, perderá a oportunidade. No primeiro dia de inscrição, segunda (13), 1.689 vagas foram preenchidas em poucas horas em 15 cursos. Onze cursos tiveram as vagas esgotadas e outros quatro quase esgotaram.


As inscrições são feitas também online, no site do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal da Prefeitura de Macaé (NTM), parceiro no projeto, a partir de link no Portal da Prefeitura de Macaé (www.macae.rj.gov.br). A relação completa dos cursos ofertados pode ser conferida abaixo e no edital e errata publicados na sexta (10).

No primeiro dia esgotaram as 120 vagas ofertadas para cada um dos cursos de Noções Básicas de Almoxarifado; NR 25 – Gerenciamento de Resíduos; Secretária de Consultório Médico; Marketing e as Redes Sociais como Ferramenta; Plano de Marketing; Word; Operador de Computador; Noções Básicas para Auxiliar de Creche; Panificação Artesanal – Faça e Venda; NR 9 – Programa de Prevenção de Riscos; e Noções Básicas para Recepcionista de Hotel.

Outros quatro cursos quase esgotaram as vagas também no primeiro dia: Tendências de Gestão de Pessoal Pós-Pandemia, com 85 inscritos na segunda-feira; Legislação Ambiental, com 105; Tai-Chi Chuan para o Cuidado da Saúde do Corpo, 71; e Técnicas Básicas para Decoração, com 108.

Para se inscrever, basta o interessado clicar no curso que pretende, preencher e enviar o formulário corretamente com os dados solicitados. Conforme o edital, cada candidato poderá se inscrever em até dois cursos. Em caso de mais inscrições pelo mesmo candidato, prevalecerão as de data e hora de requerimento mais recente.

No documento, o Cetep ressalva que “toda comunicação com o candidato será feita por meio do e-mail fornecido”, portanto, se o e-mail estiver incorreto o candidato não receberá o login e a senha para ter acesso à plataforma do curso no site do NMT (www.ntmmacae.com) e terá a sua matrícula cancelada.

Os candidatos receberão, virtualmente, também no site do NTM, o material necessário para participarem dos cursos oferecidos. Este foi o segundo edital com cursos online oferecidos pelo Cetep este ano no período da pandemia do coronavírus a fim de que as pessoas possam ampliar seus conhecimentos onde estiverem pela Internet. No primeiro, em maio, foram 24 cursos com 4.440 vagas, o que significa que o Cetep ofertou em dois meses um total de 9 mil vagas gratuitas de cursos virtuais, atendendo assim, também, ao protocolo de isolamento social.

Entre os novos cursos oferecidos neste segundo edital estão Tendências da Gestão de Pessoal Pós Pandemia; Tai-Chi Chuan para o Cuidado da Saúde do Corpo; Emoções em Equilíbrio; e Brincadeiras Criativas em Tempos de Pandemia, voltados para o momento que o mundo enfrenta. Mas o novo edital contempla outros novos cursos online como Biscuit Básico; Desenho para Iniciantes; Técnicas Básicas para Decoração; Introdução ao MS-Project; Introdução ao Pacote Office; Introdução à Rede de Computadores; Operador de Computador; Panificação Artesanal - Faça e Venda; e Noções Básicas para Recepcionista de Hotel.

Relação dos cursos disponíveis

1 - Formação de Preço de Venda

2 - Introdução à Gestão de Compras

3 - Noções Básicas de Almoxarifado

4 - Tendências dos Recursos Huamanos Pós Pandemia

5- Gestão de Salão de Beleza

6- Legislação Ambiental

7- NR 25 - Gerenciamento de Resíduos

8- Secretária de Consultório Médico

9- Tai-Chi Chaun para o Cuidado da Saúde do Corpo

10- A História da Moda

11 - Biscuit Básico

12- Desenho para Iniciantes

13- Introdução à Produção de Moda

14 - Técnicas Básicas para Decoração

15- Marketing e as Redes Sociais como Ferramentas

16- Introdução ao Ms-Project

17- Introdução ao Pacote Office

18- Introdução à Rede de Computadores

19- Plano de Marketing

20 - Excel

21- Word

22- Operador de Computador

23- Emoções em Equilíbrio

24- Ensino de Matemática na Educação

25- Introdução à Matemática Básica

26- Introdução à Psicopedagogia

27 - Introdução às Políticas Sociais

28- Noções Básicas para Auxiliar de Creche

29- Alimentação Saudável

30- Aproveitamento Integral dos Alimentos

31- Boas Práticas na Manipulação dos Alimentos

32- Panificação Artesanal - Faça e Venda

33- Análise de Risco

34- CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

35- NR 9 - Programa de Prevenção de Riscos

36- Brincadeiras Criativas em Tempos de Pandemia

37- Noções Básicas para Recepcionista de Hotel