Cidadania continua em pauta nas Oficinas Temáticas

04/07/2005 13:47:02 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A prefeitura de Macaé, através do Programa Macaé Cidadão e Secretaria Municipal de Educação, realiza na terça-feira (5) as Oficinas Temáticas direcionadas aos professores da rede municipal que vêm participando do Projeto “Educando na Cidadania”. As Oficinas acontecem em diferentes salas da Funemac, todas com temas que têm a cidadania como base e dirigidas por professores convidados pelo Macaé Cidadão.

Os temas e os profissionais que apresentarão as seis Oficinas Temáticas são:

- “Sexualidade e Juventude” – psicóloga – UFRJ;

- “Educação Inclusiva e Cidadania” – professora Henriette – Colégio de Aplicação da UERJ;

- “Racismo e Anti-racismo na Educação” – Luis Fernandes – mestre em Sociologia - UERJ;

- “Violência Escolar e Cidadania” – IODS – Instituto São Gonçalo do Amarante, Wilcimar Thomaz – FFP – Faculdade de Formação de Professores – UERJ. Mestre em Língua Portuguesa – UFF. Jucinato Marques – FFP/UERJ e Faculdade Integradas Maria Thereza. Sociólogo. Mestre em Educação – UFRJ. Maurício Camilo – Educador Social, Especialista em Psicodrama

- “Gestão Escolar Democrática” – Sérgio Oliveira – FAETEC/SEE – Especialista em História do Brasil – UFF, Luis Cláudio da Silva – UNIGRANRIO e SEE . Mestre em Educação Matemática - USU

As Oficinas Temáticas encerram o ciclo de atividades do Projeto Educando na Cidadania direcionado aos professores. A coordenadora geral do Macaé Cidadão, Amélia Augusta Guedes, disse que o projeto visa a realização de encontros previamente programados, com os membros das comunidades educativas do município, contemplando em seu primeiro ano uma escola da rede municipal de cada um dos nove Setores Administrativos do Município.

Após os encontros com professores, o projeto realizará encontros com alunos e depois com a comunidade onde a escola está inserida. Neste primeiro ano, o Projeto Educando na Cidadania vai beneficiar quase 10 mil alunos das escolas do município, não só da sede e subdistritos, mas também dos distritos da região serrana, além da comunidade escolar e comunidade onde as escolas se localizam.