Cidadania e tema de projeto do Macaé Cidadão

09/03/2005 17:14:40 - Jornalista:

O papel social das pessoas, as lutas, as conquistas, os limites e as possibilidades de alcançar melhor qualidade de vida. São questões que fomentarão o novo projeto do Programa Macaé Cidadão. O “Educando na Cidadania” será executado em parceria com a secretaria de Educação, de junho a outubro deste ano.

O projeto vai ser desenvolvido através de encontros temáticos, que enfocarão fatos ligados à cidadania. Participarão dos encontros alunos, professores, equipe de apoio e diretores de escolas, pais e demais membros da comunidade. O “Educando na Cidadania” acontecerá em nove escolas, sendo uma em cada setor administrativo. Nos encontros constarão duas palestras e uma oficina.

Um pedagogo, um sociólogo e um professor de história atuarão no projeto, segundo a coordenadora do Programa Macaé Cidadão, Amélia Guedes. Ela acrescenta que a idealização desse projeto foi identificada por educadores que participaram de conferências realizadas em 2002. “Para os educadores essa é uma forma de contribuir efetivamente na educação dos jovens”, conta.

Conforme Amélia, uma série de discussões e debates com enfoque em questões de interesse da comunidade educativa entrarão em pauta. O Programa Macaé Cidadão está inserido na construção de um município mais democrático, com vista ao desenvolvimento sustentável. “Trabalhar com a comunidade em questões de cidadania é também o papel do Macaé Cidadão”, relata a coordenadora.

De acordo com Amélia Guedes, a escola foi escolhida por ser um local público. “É um espaço de construção de cidadania”, reforça. Os participantes poderão também fazer parte do Centro de Referência em Cidadania, a ser implantado pelo Macaé Cidadão.