Cidade Negra: muito reggae no Fest Verão Macaé

31/01/2006 16:28:34 - Jornalista: Simone Noronha

O reggae do Cidade Negra é a atração desta sexta-feira, dia três, do Fest Verão de Macaé. O evento, promovido pela prefeitura, vai até o próximo dia 19, na área de lazer montada pela prefeitura na Linha Verde, no quilômetro três da rodovia. O show, com entrada franca, começa às 23h. No sábado é a vez de Zélia Duncan, também às 23h.

Toni Garrido, Bino, Lazão e Da Gama prometem empolgar mais uma vez o público macaense, com sucessos como “O erê”, “Onde você mora”, e os hits no último Cd, “Perto de Deus” e “Além das ondas”. Formada na Baixada Fluminense na primeira metade dos anos 80 com o nome Lumiar, o Cidade Negra tem como principais influências o reggae e a música soul. O nome atual veio depois do primeiro show, em 1986, na Baixada.

Um documentário da rede britânica BBC sobre a Baixada Fluminense foi o passaporte para o grupo assinar contrato com uma grande gravadora (Sony Music) e lançar o primeiro CD, "Lute para Viver", em 1991, com o hit "Falar a Verdade".

Em 1992 o grupo tocou no festival Reggae Sunsplash, na Jamaica e lançou mais um disco com a formação original. Em seguida o vocalista Ras Bernardo foi substituído por Toni Garrido, que trouxe um toque mais pop ao som da banda e atraiu mais fãs, aumentando a popularidade do Cidade Negra. A banda já tem 18 anos de carreira.

Depois de um jejum de cinco anos, a banda lançou em 2004 o CD “Perto de Deus” (Sony Music). O título do disco, segundo o guitarrista Da Gama, surgiu por acaso, porém combinou perfeitamente com o clima do trabalho. “Perto de Deus” é o oitavo disco do Cidade Negra. O anterior, “Acústico MTV”, vendeu 350 mil cópias.