Cidade Universitária recebe CTA Itinerante

10/10/2019 15:26:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Ana Chaffin

A testagem foi para diagnosticar sífilis

Profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) itinerante da Secretaria de Saúde realizam nesta quinta-feira (10) até às 17h, na Cidade Universitária, o teste rápido para diagnosticar a sífilis. O resultado fica pronto em 15 minutos e em casos positivos, a pessoa é encaminhada para fazer um segundo exame para confirmação. A ação conta com a parceria da área materno-infantil "Nasceu e Agora?", do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A coordenadora do Programa DST/Aids da Secretaria de Saúde, Cátia Nascimento, explica que o objetivo da ação é conscientizar o maior número de pessoas para que elas possam fazer o teste e em casos positivos possam iniciar o tratamento imediatamente. "Elaboramos um cronograma das ações e já estamos fazendo programações em outros locais, como no bairro Lagomar", acrescentou.

A coordenadora e professora da área materno-infantil "Nasceu e Agora?", do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ísis Nazareth, destaca a importância da parceria com a Secretaria de Saúde.

"Os estudantes sempre que podem participam de ações de divulgação em outras unidades de saúde e nos bairros da cidade. A programação desta quinta-feira (10) tem o intuito também de envolver professores e estudantes, enfim, todos que estão na Cidade Universitária", ressaltou.

O estudante do curso de Engenharia, Gabriel Emerick, 21 anos, fez questão de fazer o teste. "Acho uma boa iniciativa dos profissionais da Secretaria de Saúde estarem aqui, pois muitas vezes não temos tempo de sair do campus" disse.

A estudante do curso de Nutrição, Maria Eduarda Lira, 20 anos, também elogiou a ação. "Estava passando pelo local e ficamos sabendo da testagem rápida, resolvi fazer e ainda chamei as minhas amigas para participar", contou.

O destaque no trabalho do CTA é o aconselhamento, pois diferentemente dos laboratórios, a pessoa é acompanhada por um profissional de saúde. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) visita alguns bairros para facilitar o acesso às pessoas que ainda têm dificuldade em realizar exames preventivos.

Quem quiser, poderá fazer o exame, realizado diariamente no Programa DST/AIDS, localizada na Rua Alfredo Backer, 182, Centro (próximo ao Corpo de Bombeiros).

Programação "Xô Sífilis"

15/10- Petrobras (Imbetiba) e Parque de Tubos com distribuição de folders;

16/10- Praça Veríssimo de Melo com distribuição de folders;

17/10- Rodoviária com distribuição de folders (15h às 18h);

19/10- Praça da Ampra no Parque Aeroporto com distribuição de folders;

26/10- Calçadão da Avenida Rui Barbosa com distribuição de folders.


Fotos Relacionadas