Cidade Universitária tem dupla programação nesta terça

03/04/2017 16:26:00 - Jornalista: Equipe Secom

A programação da Cidade Universitária tem dois eventos agendados para esta terça-feira (4). Às 8h acontecerá o curso "A Educação como agente transformador na vida do paciente com doença crônica intestinal - Crohn", voltado para profissionais das áreas de Educação e Saúde e também para os pais. Já a partir das 17h, a Universidade Federal Fluminense (UFF) inicia o Café com RH com dois grupos de estudos abertos aos profissionais e estudantes de Macaé e Rio das Ostras.

Doença de Crohn - O curso é gratuito, com duração de 20 horas, e tem como principal objetivo capacitar agentes para identificar a doença no aluno, colaborando para o encaminhamento precoce ao tratamento. O curso faz parte da grade oferecida pela Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional. As aulas serão ministradas por professores do curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé (UFRJ/Macaé), com o apoio de professores de Educação Física e pedagogos da Secretaria de Educação de Macaé.

A Doença de Crohn é uma doença crônica inflamatória séria do trato gastrointestinal, que causa problemas como diarreia e cólica abdominal.

Café com RH - Os interessados em participar dos grupos de estudo devem entrar em contato pelo e-mail caferhuffmacae@gmail.com ou pelo site do projeto http://caferhuffmacae.com.br. As discussões começam sobre “A Face Oculta do Ouro Negro: Trabalho, Saúde e Segurança na Indústria Petrolífera Offshore da Bacia de Campos”, livro de Marcelo Figueiredo. O segundo grupo iniciará as reuniões na quinta-feira (6) com estudos sobre o livro “Gestão como Doença Social: Ideologia, Poder Gerencialista e Fragmentação Social”, de autoria de Vincent de Gaulejac.

O primeiro grupo é coordenado pela professora Izabela Taveira, do curso de Administração do Instituto de Ciências da Sociedade (ICM/UFF-Macaé), e o professor Thiago Gomes, da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-campus Macaé Professor Aloísio Teixeira). Já o segundo grupo tem a coordenação da professora Taveira, com a bolsista de pesquisa e graduanda em Serviço Social da UFF/Rio das Ostras, Carolina Rosf Peroni Fernandes, e a voluntária do Café com RH, Luciana Maximiliano, da UFF-Macaé.

A Cidade Universitária funciona à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Bairro Granja dos Cavaleiros.