Cinco mil alunos fazem Prova Macaé

2019-09-03 16:27:00 - Jornalista: Joice Trindade
Compartilhe:  
Foto: João Barreto
Cerca de 50 alunos do 5º ano da Escola Municipal Letícia Peçanha Aguiar foram submetidos à avaliação com 38 questões

Cerca de cinco mil alunos serão submetidos à Prova Macaé até esta quarta-feira (4). A avaliação foi iniciada nesta terça-feira (3) para 2.810 estudantes do 5º ano de 42 escolas municipais. Nesta quarta-feira (4), cerca de 2 mil alunos do 9º ano serão avaliados. A prova é um instrumento diagnóstico, que visa auxiliar o trabalho dos professores e gestores ao longo do ano.

Nesta terça-feira, cerca de 50 alunos do 5º ano da Escola Municipal Letícia Peçanha Aguiar (Centro) foram submetidos à avaliação com 38 questões (Língua Portuguesa e Matemática). Entre eles estavam Joyce Cristina Silva, Viviane Soares e Guilherme dos Santos. "Gostamos muito da prova, principalmente de Língua Portuguesa", comentou Joyce. Para a diretora da unidade, Andrea Pereira Carvalho, esta é mais intervenção importante. "Temos 461 alunos e 24 professores, primamos pela melhoria do processo de ensino", pontuam.

Para o Secretário de Educação, Guto Garcia, avaliações como estas são fundamentais. "Em breve será aplicado o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), antiga Prova Brasil. A rede está se preparando. A Prova Macaé é diagnóstico rápido da aprendizagem dos estudantes. A prova contribui para o acompanhamento do processo ensino", destaca.

Já na quarta-feira (4), a Prova Macaé vai abranger também questões de Língua Portuguesa e de Matemática - 13 de cada. Os estudantes vão receber um cartão resposta. A avaliação terá a duração de três horas. No final, será preenchida a planilha de correção digital, a ser encaminhada à Secretaria de Educação, responsável pela consolidação e liberação do gabarito, previsto para o dia 21 deste mês.

A Prova Macaé começou a ser aplicada na rede municipal em 2011, como mais um instrumento para o diagnóstico de dificuldades de aprendizagem dos alunos e de ensino, para melhor planejamento pedagógico.

Busca

Acesso Rápido

Destaque