Cinco mil alunos fazem Prova Macaé

10/10/2019 10:22:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Rui Porto Filho

Prova é um dos simulados do Sistema de Avaliação da Educação Básica

Cerca de 5 mil alunos participaram nesta terça-feira (8) e quarta-feira (9) da Prova Macaé - na terça-feira foram 2,9 mil estudantes do 5º ano e na quarta-feira foram 2 mil. A prova é um dos simulados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb 2019- antiga Prova Brasil), que vai acontecer entre os dias 21 de outubro e 1° de novembro para o 5º e o 9º ano de escolaridade, além do Ensino Médio.

De acordo com o Secretário de Educação, Guto Garcia, a Prova Macaé é um instrumento diagnóstico que visa auxiliar o trabalho dos professores e gestores ao longo do ano. "A avaliação é baseada nas orientações das matrizes de referência da Prova Saeb e Caderno de Orientação Curricular (Coc). Esta é uma oportunidade de pontuarmos o que ainda se pode melhorar", pontua.

No Colégio Municipal Maria Letícia Santos Carvalho (Novo Cavaleiros), 180 alunos participaram. De acordo com a diretora geral, Simone Carvalho, a avaliação é positiva. "Na Prova Macaé, podemos registrar os avanços e dificuldades dos alunos. Com o diagnóstico podemos destacar intervenções, que podem ser desenvolvidas junto aos alunos. A prova é um preparatório para a avaliação externa", destaca.

O aluno Pedro Miglian da Luz elogiou a prova. "Gostei muito. Essa foi a oportunidade de preparar nosso controle emocional para o Saeb", comenta. Cerca de 100 alunos do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão (Centro) também foram avaliados. Os alunos Lucas Rocha e Kevin Silva Cruz aprovaram. "Gostamos muito das questões de Português", contaram.

A Prova Macaé começou a ser aplicada na rede municipal em 2011, como mais um instrumento para o diagnóstico de dificuldades de aprendizagem dos alunos e de ensino, para melhor planejamento pedagógico. A correção da folha de respostas será efetuada pelos próprios professores e a planilha será encaminhada para Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental.


Fotos Relacionadas