Circuito do Camarão é incluído no Calendário Turístico do município

04/10/2019 10:57:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Arte

Calendário conta com cerca de 30 eventos culturais, esportivos e gastronômicos por ano

A Prefeitura de Macaé incluiu no Calendário de Eventos Turísticos do município o 7° Circuito do Camarão, que acontece entre os dias 5 e 15 de outubro, na orla da Praia dos Cavaleiros. A programação do mês ainda conta com o Jazz and Food Macaé, Torneio de Pesca e, também, a conceituada FLICMAC - Feira Literária de Macaé. Com cerca de 30 eventos culturais, esportivos e gastronômicos por ano, o calendário tem a proposta de estimular o turismo em Macaé em todas as estações. A ação é uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada.

O Jazz and Food Macaé acontece entre os dias 18 e 19 de outubro, na Praça do L, no bairro Imbetiba. Já o 5° Torneio de Pesca Isca Artificial será entre os dias 18, 19 e 20, no Iate Clube e na Mureta da Rua da Praia. Já a FLICMAC foi transferida para os dias 23, 24 e 25. A feira literária teve sua primeira edição em 2017 e logo ganhou destaque, o que garantiu a vaga no calendário da cidade. O evento é de cunho educacional e reúne a rede pública e privada do município.

Uma outra alteração no calendário foi a quarta edição do Butecando na Orla, que estava previsto para acontecer, também em outubro, porém foi transferido para os dias 28 a 30 de novembro.

De acordo com o secretário Adjunto de Turismo, Leonardo Anderson, eventos bem organizados proporcionam uma programação turística opcional, pré e pós-evento.

O secretário ainda afirmou que nos últimos cinco anos, o turismo de lazer em Macaé deu um salto, com participação de 30% no faturamento, segundo informações da rede hoteleira. Os calendários de eventos contribuem para a qualificação do capital de circulação na cidade, reduzem a sazonalidade do turismo e promovem oportunidade de inclusão social.

A cidade, que já é reconhecida mundialmente pelo turismo de negócios, tem atraído, cada vez mais, visitantes para conhecer suas belezas naturais. Leonardo Anderson acrescenta que cerca de 90% dos eventos são realizados por meio da iniciativa privada, que contam com o apoio institucional e logístico do poder público.

Calendário de Eventos Turísticos de Macaé 2019