Circulando no Trânsito realiza palestra para funcionários da Ampla

16/04/2014 19:52:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Divulgação/Mobilidade Urbana

O encontro foi realizado nesta quarta-feira (16) e vai acontecer em outras duas oportunidades

O programa “Circulando no Trânsito” realizou mais uma de suas ações voltadas ao público de empresas sediadas em Macaé. Desta vez, a palestra sobre “Educação e Segurança no Trânsito” foi apresentada a cerca de 60 funcionários da empresa Ampla, que receberam orientações sobre trânsito seguro, além de conceitos ligados à cidadania. O encontro foi realizado nesta quarta-feira (16) e acontecerá novamente nesta quinta-feira (17) e no próximo dia 30, na sede da empresa, que está localizada no Botafogo. A expectativa é atender, no total, aproximadamente 180 profissionais.

A palestra abordou temas como conceito de trânsito; evolução do número de habitantes e de acidentes em Macaé; ampliação do número de veículos por habitante; ranking do Brasil em número de mortos por veículos; conceito de direção defensiva; as causas de acidentes associadas à imprudência, imperícia e negligência; os riscos e perigos no trânsito associados aos veículos, condutores e as vias; manutenção periódica e preventiva do veículo; número de fatalidades envolvendo crianças em acidentes de trânsito e como evitar desgaste físico relacionado à maneira de sentar e dirigir.

Outros temas foram: ajuste de retrovisores para diminuir o ponto cego; telefones, rádios e outros mecanismos que diminuem a atenção ao dirigir; os pedestres também têm que andar defensivamente; obrigatoriedades envolvendo motociclista; influência do ambiente na rotina do condutor; como evitar colisões mantendo a distância e alguns dados relacionados à Macaé. Toda apresentação foi interativa, com a apresentação de vídeos e participação do público.

Foi a oportunidade para passar aos trabalhadores da empresa conceitos que visam o resgate de valores como a cooperação e o respeito no trânsito.

- Trânsito Ideal é o trânsito com comportamento seguro por parte dos pedestres, ciclistas e condutores. Ao educar para o trânsito não devemos nos limitar apenas a ensinar regras de circulação, pois o intuito é contribuir para formar cidadãos mais responsáveis - afirma o subsecretário de Educação no Trânsito, Fábio Cardoso.

A palestrante, Josiana Marques Wilme, explica que a aceitação mostra que as empresas entendem a necessidade de uma mudança de atitude no trânsito. “De acordo com as solicitações que chegam à Mobilidade Urbana, o ano de 2014 será de grande participação das empresas em nosso programa de educação e segurança no trânsito. É importante ver que as empresas, cada vez mais, despertam o interesse em receber estas orientações. Espero que com isso tenhamos um número maior de motoristas conscientes e, consequentemente, um número menor de condutores envolvidos em acidentes no município”, disse a pedagoga e membro da equipe de Educação no Trânsito da Mobilidade Urbana.

Por considerar o tema importante para a sua atuação, o eletrotécnico instrutor, Fagner Araújo, interrompeu as suas férias para estar presente na palestra. “Já havia assistido outras palestras promovidas pela Mobilidade Urbana e interrompi as minhas férias só para assistir de novo. Trata-se de um tema muito importante, pois soma muito conhecimento para a realização da nossa atividade. A parceria entre a empresa e a Mobilidade permite que nos tornemos bons exemplos também”, finalizou o funcionário da Ampla.