Coleta de resíduos eletroeletrônicos evita descarte nocivo

17/10/2017 10:54:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Moisés Bruno

Substâncias que causam mal à saúde da população e ao ambiente deixam de ser emitidas

Quem tiver em casa algum produto eletroeletrônico descartável poderá entregá-lo à Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade (Sema), que fica na Avenida Rui Barbosa, 1.725, no primeiro piso do Macaé Shopping. Esse processo resulta da ação do Programa Municipal de Coleta de Resíduos Eletroeletrônicos, no qual baterias, pilhas, equipamentos de informática e de telefonia, fios, cabos e outros têm destinação adequada. No primeiro semestre de 2017 foram coletados e encaminhados para reciclagem 371 quilos de resíduos eletroeletrônicos.

A coordenadora do setor de Resíduos Sólidos da Sema, Gabriela Certório, disse que o processo de reciclagem dos produtos eletroeletrônicos chama-se manufatura reversa. Nela, os materiais são desmontados manualmente, ocorrendo em seguida a separação dos componentes de acordo com a reciclagem.

- Plásticos, ferros, metais, alumínio e placas de circuitos vão para diferentes usinas. São levados para uma empresa, que faz a triagem e a destinação adequada, após a descontaminação - explica Gabriela. Acrescenta que: "A reciclagem dos eletroeletrônicos permite evitar a contaminação do ambiente por metais pesados e reintroduz matérias-primas no ciclo de produção, evitando a extração de novos materiais e diminuindo a degradação ambiental".

O descarte ideal

Se descartados de qualquer maneira, esses produtos podem ocasionar danos à saúde da população. Eles contém substâncias nocivas em suas composições. Segundo Gabriela, por essa causa se faz necessário disciplinar o descarte adequado desse material. "Mas em suas composições, esses equipamentos descartáveis também possuem alguns materiais valiosos, como ouro, prata e cobre", explica.

Enquanto fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes não implementam a logística reversa, a Sema recolhe esses resíduos. Logística reversa é um projeto em que os consumidores deixam esses materiais sem utilidade nas lojas, onde compraram os produtos.

A Sema está em fase de planejamento da expansão do Programa Municipal de Coleta de Resíduos Eletroeletrônicos, com previsão de implementação de quatro novos pontos de entrega voluntária no município. Gabriela conta ainda que para descarte de grandes volumes de produtos eletroeletrônicos, as pessoas devem telefonar para a Sema (22) 2772-3571.