Colônia Z-03 regulariza situação de pescadores

23/03/2005 17:53:57 - Jornalista:

A Colônia de Pescadores de Macaé (Z-03) está regularizando a situação profissional dos pescadores junto à Capitania dos Portos. Basta o pescador se dirigir à sede da Colônia, levando xerox da Identidade, CPF, Certificado de Reservista, Título de Eleitor, Certificado de Conclusão Escolar no mínimo até a 4ª série primária, Atestado de Saúde, comprovante de residência (conta de água ou luz) e uma foto 5x7.

A idade mínima para tirar a caderneta de pescador são 16 anos completos. O pescador deve deixar também um telefone para contato. O presidente da Colônia, Oswaldo Romano, faz uma observação. “O último dia para entrega dos documentos é 25 de abril próximo. O pescador deve trazer os documentos aqui com bastante antecedência, no horário comercial”, afirmou.

Rosemary Ribeiro, gerente administrativa da Colônia, foi nomeada coordenadora de Políticas Públicas de Pesca do Município na última terça-feira, 22 de março, pelo secretário municipal de Agricultura Chico Machado. Rose fala de projetos que vem desenvolvendo. “Pretendo instalar uma extensão da Colônia de Pescadores na Nova Holanda para atender o pescador o mais próximo possível de sua casa, pois a maioria mora com suas famílias naquele bairro, na Barra de Macaé e na Brasília”, argumentou.

A coordenadora de pesca também falou sobre a reforma do prédio da Colônia. “A obra está em andamento. Estão previstos um pavimento térreo e mais um em cima. Acreditamos que no final de maio estará pronto o térreo, que terá na parte da frente a sala da presidência, que nunca houve, uma sala para atendimento e dois banheiros. Na parte de trás, haverá uma sala para atendimento médico, uma recepção e, ao lado, um espaço para a realização de cursos. A segunda etapa, que ainda não tem previsão de quando vai começar, terá um auditório para 200 pessoas, um gabinete dentário e mais uma sala para atendimento”.

Rosemary também contou que a Colônia já contratou uma profissional para ministrar um curso de artesanato com sub-produtos da pesca, como couro, para fazer sandálias e bolsas, e escamas para adornos e outros objetos. “O curso vai funcionar em dependências do Centro Cultural. Quando estiver concluída a nova sede da Colônia, o curso será transferido para lá”, concluiu.