Combate ao Aedes aegypti continua com visitas domiciliares

25/03/2019 11:35:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Arquivo Secom

Visitas domiciliares têm como objetivo eliminar os criadouros do mosquito e orientar moradores

A Secretaria de Saúde de Macaé prossegue com as ações contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chicungunha. Agentes de combate a endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) farão durante a semana o trabalho de controle e orientações com visitas de casa em casa.

O combate ao mosquito conta com o apoio de diversos setores da prefeitura. De segunda-feira (25) a sexta-feira (29), as ações serão intensificadas nos bairros Engenho da Praia, Parque Aeroporto, Nova Esperança, Aroeira, Visconde de Araújo, Cajueiros, Riviera, Granja dos Cavaleiros e Jardim Guanabara.

O coordenador do CCZ, Flávio Paschoal, ressalta que as visitas domiciliares têm como objetivo eliminar os criadouros do mosquito e intensificar os cuidados para o controle da doença no município. "Os agentes percorrem as residências e comércios, fazendo tratamento com larvicida e orientações aos moradores sobre a importância de verificar locais como caixas d'água, calhas, pratos de vasos de plantas, ralos, aquários, latas, garrafas, pneus e outros locais onde o mosquito pode se reproduzir", frisou.

O bloqueio é realizado com o carro fumacê, a partir das 18h, no Lagomar. A ação faz o controle do mosquito na forma adulta. Durante a aplicação do inseticida com o carro fumacê, os moradores devem abrir as portas e janelas das casas, cobrir gaiolas, aquários e alimentos. Em caso de chuva e vento forte, o cronograma é alterado. Ações continuam com visitas em pontos estratégicos como empresas offshore, borracharias e cemitérios.


Fotos Relacionadas