Combate ao Aedes está nesta semana no Novo Cavaleiros e Virgem Santa

14/10/2019 10:32:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Rui Porto Filho - Arquivo Secom

São Marcos, Barra, Centro e Imbetiba são outros locais a serem visitados

A Secretaria de Saúde de Macaé, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vem realizando trabalho contínuo de enfrentamento à dengue, zika e chikungunya, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

A equipe de atuação em pontos estratégicos estará até sexta-feira (18) no Novo Cavaleiros, São Marcos, Virgem Santa, Barra de Macaé, Centro e Imbetiba, realizando inspeção, eliminação e aplicação de inseticida de ação residual nos depósitos, através de bombas aspersoras.

As ações consistem em visitas domiciliares, palestras educativas e distribuição de materiais informativos. Os agentes de endemias trabalham diariamente, percorrendo os bairros, vistoriando os imóveis residenciais e comerciais e pontos estratégicos como cemitério, borracharia e ferro-velho.

O CCZ também fará o trabalho de Reconhecimento Geográfico (RG) do município, com produção e atualização dos mapas dos bairros, numeração dos quarteirões, identificação de ruas e logradouros, quantitativo dos imóveis do município por tipo. O RG é atividade prévia e condição essencial para a programação das operações de campo, de pesquisa entomológica e tratamento químico.

Cuidados - Uma das principais medidas para não deixar o mosquito nascer é eliminar os depósitos inservíveis que possam acumular água e, consequentemente, servir de criadouro para o Aedes.

A orientação é manter os quintais sempre limpos, recolher, eliminar ou guardar longe da chuva todo objeto que possa acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas, copos descartáveis, entre outros. O lixo doméstico deve ser acondicionado em sacos plásticos e descartado adequadamente, em depósitos fechados.

Depois da chuva, é recomendado fazer a vistoria no quintal e na casa para eliminar a água acumulada sobre lajes, calhas, tanques, pratinhos de vasos de planta. Baldes, potes, bacias, e outros recipientes que guardam a água de beber e para outros usos domésticos, assim como a caixa d'água, devem ser mantidos limpos e fechados para evitar o risco de proliferação do mosquito.