Combate ao Aedes já tem cerca de 74 mil imóveis vistoriados em 2017

27/03/2017 10:00:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Rui Porto Filho - Arquivo Secom

Vistorias contribuem para identificação e eliminação dos focos do mosquito

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde, já visitou neste ano de 2017, 73.928 visitas. Já os números de imóveis visitados com focos do mosquito Aedes Aegypti, responsável em transmitir dengue, chicungunha e zika, foram 1.110. Na próxima semana, de segunda-feira (27) a sexta-feira (31), os mutirões serão realizados nos bairros Visconde, Centro, Miramar, Nova Malvinas, Imboassica, Village Park, Lagomar, Vila Badejo, Riviera Fluminense e na localidade de Areia Branca, na Região Serrana.

De acordo com informações do coordenador-geral administrativo do CCZ, Flávio Paschoal, as ações registradas pela tenda montada no mês de janeiro, quando foi lançada a campanha "Macaé contra o Aedes", teve resultados positivos. "Conseguimos registrar 964 solicitações, das quais 908 demandas foram concluídas e, dentre delas, encontrados 264 locais com focos do mosquito", informou.

Ele acrescentou ainda que foram ministradas até esta sexta-feira (24), 81 palestras em escolas, instituições, empresas, entre outros locais. As ações contribuem, segundo o coordenador, para capacitar as pessoas com o objetivo de multiplicar as informações para prevenir que possíveis focos do mosquito se espalhem no município.

Carro fumacê - Outra ação que contribui com a eliminação do Aedes são os trabalhos realizados com o controle do carro fumacê que estará, a partir das 6h, nas seguintes bairros: Cajueiros, (segunda-feira, 27); São Marcos, (terça-feira, 28); Village da Serra e do Horto, (quarta-feira, 29); Malvinas, (quinta-feira, 30) e na Estrada do Horto (sexta-feira, 31). Vale lembrar se o tempo estiver chovendo ou com fortes ventos, haverá alteração de datas.

O controle do culex, mais conhecido como pernilongo, será realizado nos canais da Virgem Santa (segunda-feira, 27); Horto e Aroeira (terça-feira, 28); Capote (quarta-feira, 29) e Macaé Campos I (quinta-feira, 30).

Mais informações, solicitações de visitas e palestras podem ser feita pelo telefone: 0800 022 6461 ou pelo email: ccz@yahoo.com.br.