Combate ao Aedes, roedores e culex prossegue no município

03/08/2020 10:07:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Guga Malheiros / Arquivo Secom

Os agentes estarão realizando também o controle do culex (pernilongo)

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde, estará realizando ações em diversos bairros da cidade ao longo desta semana. Os agentes de combate a endemias estarão combatendo o mosquito Aedes aegypti, roedores e caramujos africanos até sexta-feira (7). Os mutirões de combate ao mosquito Aedes, responsável em transmitir a dengue, chicungunha e zika vírus, serão realizados nos bairros Barra de Macaé, Virgem Santa, Centro, Riviera Fluminense, Visconde de Araújo e Imboassica. As ações de orientação, inspeção, eliminação e aplicação de inseticida serão realizadas de 8h às 16h.

O coordenador geral do CCZ, Flávio Paschoal, alerta que os cuidados devem continuar redobrados mesmo no período do Inverno e, principalmente, na pandemia da Covid-19.

"As caixas d´água devem estar cobertas e os recipientes dos animais lavados diariamente. É muito importante evitar água nos vasos de plantas e nos pneus que precisam ser mantidos devidamente armazenados", orientou Paschoal.

Já o combate aos roedores será realizado nesta segunda-feira (3) no bairro Nova Holanda. Nesta terça-feira (4) a ação ser[a no Centro; quarta-feira (5),Cajueiros; quinta-feira (6), Barra de Macaé e sexta-feira (7), no Miramar.

Os agentes também estarão realizando o combate ao culex, mais conhecido como pernilongo, no canal Campos Macaé 1, nesta segunda-feira (3). Na terça-feira (4) a intervenção ocorrerá no canal Campos Macaé 2; quarta-feira (5), canal Campos Macaé 3; quinta-feira (6), Ajuda de Baixo e sexta-feira (7), Jardim Esperança.

Vale ressaltar que em caso de chuvas as ações serão remarcadas. Mais informações, solicitações de visitas ou dúvidas, o cidadão poderá entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), por meio do email cczmacae@yahoo.com.br.