Comdec e Eco-Cidadão juntos na defesa ambiental

06/04/2006 15:30:07 - Jornalista: Marilene Carvalho

Numa parceria da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) e do Eco-Cidadão será realizada nesta sexta-feira, às 17h, a segunda etapa do projeto “Preservar o Rio Macaé: ação de todos”, que consiste em palestra técnica dirigida a professores das escolas que funcionam dentro das comunidades ribeirinhas. O evento será na nova sede da secretaria municipal de Educação (Semed).

O objetivo da palestra é formar agentes multiplicadores para auxiliar no processo de conscientização das comunidades estudantis ribeirinhas, visando diminuir o despejo de lixo doméstico nos canais que desembocam no rio Macaé. O projeto foi lançado no dia nove de dezembro na Escola de Pescadores, mobilizando educadores, lideranças comunitárias e estudantes na campanha de preservação do rio Macaé e das águas.

O projeto contemplou na primeira etapa a comunidade das Malvinas, onde foi feita uma pesquisa com moradores sobre o comportamento deles em relação ao descarte de lixo. O objetivo da pesquisa foi avaliar a assimilação dos conceitos disseminados através do projeto para se obter um indicativo da percepção pública.

“Pesquisamos, em média, 20 pessoas em cada ação, e em outros pontos com taxistas que também nos auxiliam na distribuição de materiais educativos”, disse a coordenadora do Eco-Cidadão, Marielza Cunha. A Comdec participa do projeto, distribuindo cartilhas informativas sobre como evitar o desperdício de água, elaboradas pelo Sesi-RJ, e entregando folhetos para a população saber como agir em casos de emergências, como vendaval e alagamentos.