Começa a pré-matrícula das escolas municipais

21/01/2013 14:14:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: João Barreto

Período da pré-matrícula se estende até o dia 29

A pré-matrícula das escolas da rede municipal de ensino, que começou nesta segunda-feira (21), transcorre dentro da normalidade através do Portal da Prefeitura (www.macae.rj.gov.br) e também nos três pontos disponibilizados pela prefeitura. O atendimento dura em média 15 minutos, contando o tempo de espera. O prazo se estende até dia 29. Nos dias 30 e 31 de janeiro, 01, 04 e 05 de fevereiro, os responsáveis deverão efetivar a matrícula do estudante já na escola.

Por isso, ao realizar a pré-matrícula, é preciso imprimir ou anotar o número do protocolo. No período de matrícula nas unidades escolares, o responsável deverá apresentar esse número e os documentos listados no portal. A matrícula só será realizada de fato depois de concluída essa etapa final.

A cuidadora de crianças residente no bairro Malvinas, Angélica Ferreira, ficou satisfeita por ter conseguido a vaga para seu filho de 2 anos e 8 meses na escola de sua preferência. “Em cinco minutos resolvi tudo”, disse. Ela procurou o Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep), na rua Alfredo Backer, 363 – Centro, um dos três pontos de apoio à pré-matrícula. Além deste endereço, os interessados podem se dirigir à secretaria de Trabalho e Renda, situada na rua Dr. Télio Barreto, 28 ou no Telecentro (ao lado da Fábrica da Cidadania), localizado na rua Teixeira de Gouveia, 634.

Também o pintor industrial, Célio Roberto dos Santos, morador do bairro Campo do Oeste, que se mudou para o município após o período da primeira fase de pré-matrícula, também conseguiu vagas para seus filhos de seis, oito e 11 anos na escola mais próxima de sua residência, no Sol e Mar.

A copeira Nilce Ferreira da Silva, que mora no bairro Ajuda de Baixo, logo conseguiu realizar a pré-matrícula de seu filho com necessidades educacionais especiais na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola de seu bairro. Esse procedimento, que depende de parecer do setor de Educação Especial da Secretaria de Educação, também foi realizado em poucos minutos.

A procura pelas vagas em turmas de maternal I e II para crianças em idade escolar não obrigatória, dois e três anos, destaca-se nos pontos de atendimento. Isso porque essas vagas foram abertas somente nesta segunda fase, visto que antes devem ser atendidas todas as crianças em idade escolar obrigatória. “Queria uma vaga para meu filho de dois anos de idade no maternal I na Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Hilda Ramos Machado, no Centro, porque meu filho de quatro anos já estuda lá e considero a escola muito boa. Consegui a vaga e o atendimento foi rápido”, disse o soldador Marcelo Pereira, morador da Ajuda de Baixo.

Não será necessário fazer pré-matrícula para as escolas da região serrana. As matrículas serão feitas diretamente nessas unidades.

Online – O acesso à pré-matrícula está à esquerda do site. O processo terá sido concluído quando aparecer a mensagem “Cadastro enviado com sucesso”. É necessário anotar ou imprimir o protocolo. Quem não optar por uma das unidades de ensino disponíveis no site estará abrindo mão da vaga. Depois do preenchimento dos itens para a pré-matrícula, o site abrirá um campo para pesquisa. O objetivo desse formulário é o planejamento da rede municipal de ensino. Se o responsável participar desse levantamento, a escola escolhida neste campo será válida apenas para registro de dados sobre as preferências dos munícipes, como virá também informado. Os dados da pesquisa levantados na 1ª e na 2ª fase da pré-matrícula 2013, método realizado pela primeira vez no município, vão servir de base para construção de novas escolas.