Começa hoje o 10º Festival Macaé Cultura e Gastronomia

08/08/2019 12:23:00 - Jornalista: Assessoria do evento

Foto: Divulgação

Nessa edição de 10 anos de Festival, a cidade de Macaé será homenageada

Boa comida. Cerveja gelada. Música de primeira. Desta quinta-feira (8) a domingo (11) acontece, na orla da Praia dos Cavaleiros, o 10º Festival Macaé de Cultura e Gastronomia, promovido pelo Polo Gastronômico da Praia dos Cavaleiros. Nessa edição de 10 anos de Festival, a cidade de Macaé será homenageada. “Vamos trazer um reencontro à história e belezas da nossa região. Desde a ambientação do evento, com decoração inspirada na arquitetura e beleza natural da cidade, até a criação das receitas priorizando ingredientes da nossa região. Os visitantes encontrarão diversos 'pedacinhos' de Macaé, inclusive com uma bela exposição fotográfica dos maiores artistas da região que têm amor pela cidade”, conta Vitor Neves, presidente do Polo.

Serão diversos atrativos, tendo como destaque a Cozinha Show Casa&Cor, com oficinas de gastronomia e cultura, com presença de chefs renomados e degustações gratuitas de pratos e bebidas, que serão preparados ao vivo para os visitantes. Gustavo Rinkevich - chef do Rocka Beach Lounge & Restaurant de Búzios, o mixologista Rod Werner do restaurante XIAN do Rio e Rafael Dias do restaurante Miá de Tiradentes-MG são alguns confirmados dessa edição, além de grandes nomes locais, que vão apresentar muita informação e grandes experiências a todos.

Além dos diversos estandes de gastronomia dos associados do Polo e convidados comercializando os pratos por R$ 22 e sobremesas por R$ 15, haverá oficina literária com contação de história infantil, atrações musicais que, este ano, está sendo apoiada pelo SESC, como a Banda Jamz - 2° lugar final no talent show SuperStar e DJs locais apoiados pela rádio Hits FM, artesanatos, recreação infantil inclusive com desfile de lojas no dia 11, presença das cervejarias artesanais Saideira – Therezópolis, Roter, Concubina, Backer, Coronel Pafo e Show de Bola, Vinícola Mistral, Bar do Polo com cervejas, refrigerantes, sucos e água. Como expositores estão confirmados: Forno - padaria artesanal, Farolito ID - camisaria, Mercado Brasil – quadros decorativos, Pastel da Paulista, Doces Nobres – doces caseiros, Cachaçaria Sete Engenhos, Gin Amazzoni, Produtos da Serra da Canastra, Toyota, Banco Santander, SEBRAE e Convention Visitors Bureau Macaé.

O evento, que faz parte do calendário turístico do município e do Estado, recebe, em média, 30 mil visitantes por edição, aumentando a cada ano.

Confira as receitas desse ano:

Durval Gastronomia: “Do mar” - Panelinha de frutos do mar (camarão médio, lula e polvo) ao creme de aipo, cebola, azeite e camarão sete barba com fatias de pão italiano.

Estação da Praia Restaurante: “La Mmamma” - Talharim massa fresca, tiras de mignon e bacon ao molho cremoso e finalizado com queijo grana padano.

HKILLS Burger: “Friozinho da serra” - Risoto de cogumelos com fondue de queijos acompanhado por ragu de fraldinha ao vinho tinto.

Ilhote Sul Restaurante: “O mar matuto” - Medalhão de calda de lagosta afogada em fonduta de queijo, pancetta ao forno de pele crocante com farelo de pão artesanal ao alho, azeite, aliche e salsinha.

Kebab Store: “Risoto de brie e bacon” - Risoto de brie com tiras de bacon caramelizado.

Luigi Ristorante: “Risoto Real” - Risoto de lagosta com molho de tomate, manjericão, manteiga e queijo grana padano.

Mokaie Steak Burger: “Tesouro negro Mokaie” - Bife de chorizo Angus grelhado na manteiga acompanhado de arroz negro com bacon e alho poro, tomate confit e aspargos frescos.

Picanha do Zé Restaurante: “Zé delícia” - Picanha na manteiga de garrafa com aipim na pressão e delicioso queijo cavala derretido na chama.

São João Bar: “João cremoso” - Aipim salteado na manteiga de garrafa ao molho branco, catupiry, muçarela e provolone com torresmo de ponta fatiada.

Street Bitelos D.O.C: “Rústica na Costela” - Batata rústica crocante com molho de queijo e costela no bafo desfiada.

Street Dogs D.O.C: “Dupla de pileque” – Filé mignon misturado na linguiça afogados na cerveja.

Okinawa Culinária Oriental – Convidado: “Yakisoba vegano” - Macarrão sem ovo refogado com cenoura, brócolis, repolhos roxo ebranco, acelga, pimentões coloridos, etc, tendo os cogumelos Shitake e Shimeji como destaques.

Bar da Boca – Convidado: “Bobó de camarão com farofa de biju” – Camarões frescos, camarões secos, temperos verdes, leite de coco, azeite de dendê, purê de macaxeira e um toque de gengibre.

Nando Comida Descolada – Convidado: “Hot Dog Francês” – pão, linguiça caseira sem conservantes, mostarda Dijon e queijo gratinado.

Sobremesas

Guria Café e Brigaderia: “Sopa de brigadeiro” – Sopa de brigadeiro com sorvete de creme.

M.Cakes Confeitaria: “Banana Toffee” – Bananas carameladas, cobertas por creme de chocolate belga, finalizadas com chantilly e castanha de caju.

Dona Clô Doces – Convidado: brownies, pão de mel, bombons finos.

Nuvem de Mel – Convidado: doces finos variados, bolos de pote e bolos de corte.