Começa segunda etapa de implantação do Pólo Industrial

04/07/2005 15:15:27 - Jornalista: janira Braga

Discutir a segunda etapa de implantação do projeto do Pólo Industrial em Macaé. Esse é o objetivo da reunião que o secretário de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia, Alexandre Gurgel, participa nesta segunda-feira (4) com o professor e vice-reitor da PUC-Rio, Luiz Roberto Cunha, coordenador do projeto de conceituação do Pólo Industrial do município.

A finalidade da reunião é traçar as diretrizes para que o Pólo Industrial esteja preparado em infra-estrutura para o início da instalação das empresas na área definida para o projeto. A segunda etapa de implantação do Pólo Industrial vai reunir as secretarias de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia, Obras, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, a Procuradoria Geral, além do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (FUMDEC).

Gurgel lembra que a concepção do Pólo Industrial de Macaé é baseada no modelo de cluster (agrupamento de empresas), com instalação de indústrias dos setores metal-mecânico e eletro-mecânico, que têm demanda com forte crescimento nos setores de produção de gás e petróleo. “A escolha desse modelo se dá por ser o mais moderno que existe nos dias de hoje, tendo sido implantado em cidades internacionais que sediam as atividades do complexo de gás e petróleo”, afirma.

Segundo o secretário, o Pólo Industrial terá apoio de uma incubadora de empresas de base tecnológica voltada, principalmente, para a mecatrônica. Ele detalha que essa base criará um diferencial competitivo para as indústrias ali instaladas. “Isso porque já que além de desenvolver alta tecnologia, ainda servirão de suporte para fornecimento, pesquisa e desenvolvimento a essas indústrias”, explicou.

De acordo com Gurgel, o Pólo Industrial vai estimular a instalação de micro e pequenas empresas com alto conteúdo tecnológico, por serem geradoras de mão-de-obra qualificada. Serão priorizados setores industriais que possam não somente atender à indústria de extração e produção de gás e petróleo, como também a outros setores industriais da economia nacional e internacional.

- Vamos apoiar o Pólo com centros de excelência em desenvolvimento tecnológico e em capacitação para que se tenha mão-de-obra qualificada, garantindo a inovação permanente e a geração de renda para os trabalhadores – assinala o secretário. O Pólo Industrial está localizado em uma área de quase 500 mil metros quadrados, a nove quilômetros do Centro, dois quilômetros do aeroporto e próximo à Linha Azul.

Desde o lançamento do modelo conceitual do Pólo Industrial, na Feira Brasil Offshore, mais de 200 empresas demonstraram interesse de instalação no complexo. As empresas são dos segmentos de montagem mecânica, fabricantes de equipamentos e peças dos setores elétrico, mecânico e empresas de tecnologia do setor de automação industrial.