Comissão Interna de Prevenção de Acidentes realiza palestras para servidores

28/11/2014 17:02:00 - Jornalista: Débora Brandão – estagiária*

A Prefeitura de Macaé junto com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) realizará, de 8 a 12 de dezembro, palestras em comemoração à Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). As palestras acontecerão no Sindicato do Servidor Público (Sindserv), localizado na Rua da Igualdade, número 38 – Centro. O debate será das 9h às 17h.

O tema será Segurança e Saúde do Trabalho são Responsabilidade de Todos e são destinadas aos servidores públicos municipais. As inscrições devem ser feitas na hora e o certificado será enviado por e-mail.

Na abertura, no dia 8, terá apresentação de teatro falando sobre dengue. No dia 9, haverá duas palestras: uma sobre Hipertensão Arterial e outra sobre Tabagismo, assuntos importantes para a melhor atividade do funcionário. No último dia do evento, a biomédica Vivian Rezende falará sobre o vírus da Ebola.

Segundo o coordenador Geral da Cipa, Marcelo Ribeiro, as palestras são importantes para esclarecer como prevenir acidentes no trabalho, como jogar o lixo no local devido e evitar que as pessoas sejam afastadas do seu trabalho. “É significativo que as pessoas repassem os seus conhecimentos para dentro do seu trabalho e interessante mostrar os riscos do trabalho e a importância da utilização do Equipamento de Proteção Individual”, afirma Marcelo Ribeiro.

Além disso, o Presidente da Cipa, Augusto Francisco, o Coordenador Marcelo Ribeiro e os membros da comissão organizadora, Patrick Baltazar e Leandro Lança, também irão participar.



Programação:

Dia 8/12:


9h – Abertura da XIV Sipat 2014 Cerimonial e composição da mesa. Hino Nacional e Hino do Município de Macaé.

10h - Apresentação do Grupo de Teatro da Semusa/Grutas. Palestra com o tema Dengue. Palestrante: Alex Camargo da Educação e Saúde.

11h – Palestra com tema Mapa de Risco. Palestrante: Almir Junio Paes – Cipeiro da Cipa/PMM.

12h – Parada para Almoço.

13h – Palestra com o tema: NR10. Palestrante: José Nogueira Neto, técnico de Segurança no Trabalho do Paist.

14h – Palestra com o tema: Programa de Homeopatia, Acupuntura e Praticas Integrativas no Município de Macaé. Palestrante: Dra: Laila Aparecida de Souza Nunes do Núcleo Municipal de Saúde Integrada.

15h – Palestra com o tema: Saúde Bucal e Qualidade de Vida do Trabalhador. Palestrante: Dra Cátia Valéria Barbosa Bernardo. Odontologia do Trabalho e Saúde Coletiva.

16h – Encerramento do Primeiro dia de Sipat.



Dia 9/12:

9h – Palestra com o Tema: DST/Aids. Palestrante: Maximiliano Cesar, supervisor de Estágio da Escola Téc José Rodrigues.

10h – Palestra com o tema: Segurança Emocional. Palestrante: João Carlos Schettino, representante da Petrobras.

11h – Palestra com tema: Hipertensão Arterial. Palestrante: Dayse Leticia Leite e Lopes, enfermeira responsável pela medicina preventiva da Unimed Costa do Sol.

12h – Parada para o almoço.

13h – Palestra com o tema: Espaço Confinado. Palestrante: Joventino da Conceição de Souza, técnico de Segurança do Trabalho da Saúde do Trabalhador.

14h – Grupo de Teatro Grutas. Palestra com tema: tabagismo. Palestrante: Nilce Braga Brasil, coord. de Educação e Saúde e Fonoaudióloga.

15h - Palestra com tema: Hipertensão Arterial. Palestrante: Dayse Leticia Leite e Lopes, enfermeira responsável pela medicina preventiva da Unimed Costa do Sol.

16h – Palestra com tema: Equipamentos de Pressão. Palestrante: Dilson Fiuza. IMMT – Instituto Macaé Metrologia e Tecnologia.

17h - Encerramento do Segundo dia de Sipat.



Dia 10/12

9h - Grupo de Teatro Grutas. Esquete PP – programa de prevenção. Coord. de Educação e Saúde.

10h – Palestra com tema: Câncer de Mama. Palestrante: Alunos do Curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica José Rodrigues.

11h – Palestra com tema: Inspeções. Palestrante: Carlos Cesar Massena, coordenador de Inspeções da Cipa/PMM.

12h – Parada para o almoço.

13h – Palestra com tema: Combate a Incêndio. Palestrante: Joventino da Conceição de Souza, técnico de Segurança do Trabalho da Saúde do Trabalhador.

14h – Palestra com tema: Alimentação Saudável. Palestrante: Marcia Ramalho, nutricionista Catan.

15h – Palestra com tema: Saúde bucal no local de trabalho. Palestrante: Maristela Dias. Odontologia do Trabalho.

16h – Palestra com tema: A importância do Sindicato e parceria com a Cipa. Palestrante: Pedro Paulo Pires Carvalho, vice – Presidente do Sindserv.

17h – Encerramento do Terceiro dia de Sipat.



Dia 11/12

9h – Palestra com tema: Direitos da Mulher. Palestrante: Ilanna Pacheco. Advogada e Coordenadora do Centro de Referência a Mulher. Palestrante: Sandra Caldeira. Assistente Social do Centro de Referência a Mulher. Palestrante: Sandra Caldeira.

10h – Vídeos de Segurança do Trabalho. Palestrante: Claudio Souza, coordenadoria do Idoso.

11h – Palestra com tema: Análise e água. Palestrante: Marco Aurélio. IMMT - Instituto Macaé Metrologia e Tecnologia.

12h – Parada para o almoço.

13h – Palestra com tema: Insalubridade. Palestrantes: Jorge Kenzo e Verônica Pessoa. SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.

14h – Palestra com tema: Saúde bucal do trabalhador. Palestrantes: Dr. Adriano Amaral e Dra. Luciana. Odontologia do Trabalho.

15h – Palestra com tema: Alimentação Saudável. Palestrante: Lilian Fherer – Catan.

16h – Palestra com tema: “A construção do sintoma psicossomático no contexto da contemporaneidade”. Palestrante: Marcos Vinícius Guimarães Viana. Universidade Veiga de Almeida – Campus Cabo Frio.

17h – Encerramento do Quarto dia de Sipat.



Dia 12/12

9h – Palestra com tema: Violência Contra Mulher. Palestrante: Ilanna Pacheco. Advogada e Coordenadora do Centro de Referência a Mulher. Palestrante: Flávia Luz, psicóloga e Assessora Especial da Sub. Secretaria Municipal de Política para as Mulheres.

10h – Palestra com tema: Chikungunya: “O cenário atual manejo clínico e ações preventivas”. Palestrante: Willian R. da Costa Marinho. Graduado em Ciências Biológicas – Uenf – Universidade Estadual Norte Fluminense.

11h – Palestra com tema: Dengue: “Conhecer para Ensinar”. Palestrante: Pollyana Barcelos Braga. Mestrada em Química Biológica – Instituto de bioquímica médica Leopoldo de Meis – UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12h – Parada para o almoço.

13h – Palestra com tema: “Cenário Epidemiológico do vírus ebola: formas de transmissão e medidas de controle”. Palestrante: Vivian Rezende Alves da Silva. Biomédica, especialista em análises clínicas – UFRJ.

14h – Palestra com tema: Apresentação do trabalho CRA – Centro de referência ao adolescente. Palestrante: Ana Paula dos Reis Moreira, técnica em Enfermagem.

15h – Palestra com tema: NR 5 Cipa. Palestrante: Augusto Francisco Adolfo, presidente da Cipa/PMM.

16h – Encerramento da Sipat.



*Com acompanhamento da Secom