Comitiva de Angola visita Macaé

29/09/2005 15:55:27 - Jornalista: Sérgio Lopes

Uma comitiva do Governo da Província de Cabinda, em Angola, na África, chefiada pelo vice-governador, Antônio Gama, visitará Macaé nos dias 3 e 4 de outubro. O vice-governador vem acompanhado da vice-ministra do Urbanismo e Ambiente, Carla Maria Leitão Ribeiro Costa; do assessor governamental de Cabinda, Antonio Macaia; dos prefeitos de Cabinda, André Mingas e da Província de Catoldo, Macaia Tati; do chefe do Instituto Nacional de Ordenamento Territorial, Albino João; do presidente da Geotécnica Internacional, Alexandre de Carvalho, além de outras autoridades.

De acordo com o coordenador de Comércio Exterior, da secretaria de Indústria e Comércio, Adolfho Moura, devido à semelhança de situação entre a província de Cabinda e o município de Macaé, há grande interesse da comitiva em conhecer como se desenvolvem as relações entre o governo macaense com a Petrobrás, as empresas que lhes dão suporte e a comunidade.

Ao longo da costa da província de Cabinda, concentra-se a maior parte da exploração de petróleo de Angola. Constitui um enclave limitado ao norte, a leste e ao sul pela República do Congo e a oeste pelo Oceano Atlântico. Trata-se de uma província com 7.000 km², com cerca de 350.000 habitantes, sendo 130.000 concentrados na capital Cabinda. Rica em petróleo, de Cabinda são extraídos cerca de 70% do petróleo exportado por Angola.